abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Projeto "Learning for life" capacita 29 profissionais em curso de bartender

  • PUBLICADO EM: 31/05/2019
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

A 19ª turma do projeto, apoiado pela Diageo, foi formada em Belo Horizonte; mais de 400 pessoas já foram contempladas com a ação, em seis cidades brasileiras

Na última quinta-feira (30), foi realizada a formatura da 19ª turma do curso de bartender do Projeto "Learning for life". Na ocasião, oito dos 29 formandos também participaram de um concurso de "melhor drink" . O Projeto é organizado pelo Instituto Ramacrisna, em parceria com a Diageo Brasil.

Destinado a jovens adultos de 18 a 29 anos, enquadrados em grupos de baixa renda, o programa Learning for Life, vem desde 2010, capacitando profissionais para atuarem em bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas e varejo em geral. Lançado pela Diageo, que detém as marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypioca, o programa conta com uma rede de parceiros para a implementação de cursos práticos e teóricos em diversas disciplinas. Em Belo Horizonte, o parceiro responsável pela organização dos cursos é o Instituto Ramacrisna, sediado na cidade de Betim.

A formatura dos mais novos bartenders, formados no projeto, reuniu também familiares, parceiros e imprensa no bar Meat Please, na região da Savassi. Além da entrega dos certificados, foi realizado um concurso de "melhor drink", nas categorias "com" e "sem alcool". Cada prova, contou com a participação de quatro formandos pré-selecionados pelo Projeto. A proposta era que os participantes preparassem em cinco minutos um drink à base de vodka Ciroc ou cachaça Ypioca, de própria autoria, que representasse a história de uma cidade mineira.

Xarope de rapadura, pequi, xarope de milho, ora-pro-nobis foram um dos ingredientes pouco convencionais utilizados nas receitas. Além de incentivar a criatividade dos bartenders, a atividade também visou estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos formandos, qualidade essencial para quem quer seguir a profissião, trabalhando em contato constante com o público.

Os participantes foram avaliados em quatro critérios: apresentação pessoal, aroma, sabor e apresentação visual do drink.

Geraldo Magela, um dos alunos da turma recém-formada e vencedor do concurso de melhor drink na categoria alcoólica, se mostra animado com a formatura e ambicioso em relação à sua bebida. "Estou muito feliz com o resultado do curso e ainda mais por ter ganhado o concurso com o meu drink inspirado na história de Congonhas. Espero poder levar a bebida para a cidade e quem sabe, tornar conhecida no mundo inteiro", comemora, contando que espera com o certificado abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com a Diageo, o time de venda do grupo está sempre atendo ao projeto para indicar os recém formados para os clientes da marca que estejam em busca de novas contratações. Além disso, a coordenadora de Projetos da Ramacrisna, Berenice Gomes, explica que os bartenders recebem uma mentoria três e seis meses após a conclusão do curso para acompanhar se estão trabalhando e continuam no mercado. "É uma oporunidade de eles terem uma profissão. O objetivo do Instituto é atender essa demanda de pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que estão no mercado mas sem uma educação profissional. Um curso de bartender pago é muito caro e muitos não teriam essa condição", fala Berenice. A coordenadora também explica que durante o curso os alunos passam por uma vivência profissional em estabelecimentos parceiros. A última turma, pôde testar os conhecimentos no hotel Ouro Minas e no restaurante Topo do Mundo. "São restaurantes de referência que cobram qualidade desses futuros profissionais e podem inclusive contratá-los futuramente", explica.

O projeto "Learning for life" é uma iniciativa internacional. E desde que veio para o Brasil já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte, contemplando mais de 400 jovens e adultos. O curso acontece uma vez por ano e para participar, os alunos participam de uma seleção, composta por análise de documentos, entrevista e prova de redação.

Mais informações no site: www.ramacrisna.org.br

Notícias Relacionadas

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Começa hoje (26) a Semana da Alimentação Fora do Lar

82% dos bares esperam faturar mais nesse Dia dos Namorados do que no do ano passado

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Começa hoje (26) a Semana da Alimentação Fora do Lar

82% dos bares esperam faturar mais nesse Dia dos Namorados do que no do ano passado

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados