abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Paradas LGBTQIAP+ movimentam ações temáticas em bares pelo Brasil

  • PUBLICADO EM: 20/06/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Estabelecimentos se preparam para engajar nas comemorações e celebrar a inclusão; expectativa é de aumento na demanda

Comunidade LGBTQIAP+ movimenta estabelecimentos de alimentação fora do lar em comemorações do Mês do Orgulho por todo o país. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No mês de junho, acontecem por todo o Brasil comemorações dedicadas ao Orgulho LGBTQIAP+, sigla que inclui Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Queer, pessoas Intersexo e outras minorias sexuais e de gênero.

Tanto o Dia do Orgulho (28) quanto as paradas, que reúnem multidões em cada estado, são momentos marcados pela celebração coletiva e a procura por espaços inclusivos, o que fomenta a atividade de bares e estabelecimentos focados em atender este público.

Em São Paulo (SP), onde acontece a maior Parada LGBTQIAP+ do mundo, o turismo impulsiona ainda mais o movimento em negócios de alimentação fora do lar. O Blue Note, localizado na Avenida Paulista, tem a operação transformada para sediar um dos principais camarotes para o evento.

O espaço, que acomoda 350 pessoas, tem o mobiliário removido para se tornar mais amplo, passando a comportar 600 clientes para o Camarote Pride.

“A nossa preparação é intensa. O maior desafio é a adequação do espaço, mas também temos outras medidas com foco na data. Reforçamos nossa equipe em 30 funcionários, incluindo profissionais para a operação do bar, da cozinha e da segurança”, conta o diretor operacional Pedro Xavier.

Em sua 26ª edição, o evento exclusivo movimenta a casa e eleva o retorno em relação a um dia regular de operação. “O resultado é muito positivo e podemos ver isso no faturamento, que chega a ser pelo menos cinco vezes maior”, afirma Pedro.

Em Belo Horizonte (MG), a Parada acontece no mês de julho, mas isso não anula o impacto da festa no setor. Completando 10 anos de operação, a Esquenta Espetaria já prepara para a comemoração. O proprietário, Fillipe Figueiredo, conta que há desafios, mas que são convertidos em oportunidades de negócio por meio de parcerias estratégicas.

“A gente esbarra na legislação de BH, que limita o horário que podemos ficar com as mesas na área externa para 1h da manhã. Então temos uma parceria com a Dduck, uma boate que tem programação específica, e nossos clientes ganham entrada off para seguir curtindo a noite”, explica.

Segundo Fillipe, o fluxo de clientes é maior após o término da Parada, quando procuram se reunir no bar. “O movimento aumenta bastante e tem muita gente que consome os produtos da casa em pé mesmo, e que só quer ficar lá na região. No ano passado o faturamento aumentou cerca de 40%, e temos a mesma expectativa para 2025”, conta.

Em todas as edições, o bar também oferece uma promoção temática, que ainda não foi definida para este ano.

As ações realizadas durante o período de comemoração, mais do que um movimento para atrair visibilidade para o negócio, são reconhecidas pelo público quando fazem o movimento contrário: demostram que o estabelecimento reconhece a visibilidade da comunidade LGBTQIAP+.

Para o líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo, negócios de alimentação fora do lar que têm uma identidade bem construída e clareza de princípios em relação às causas que apoiam, podem construir vínculos mais poderosos e honestos com seus consumidores.

“Uma cultura empresarial bem definida é muito importante para que a marca possa manter um alinhamento entre seu propósito e o seu público-alvo. Essa coerência de posicionamento fica mais transparente em momentos significativos, como a celebração da comunidade LGBTQIAP+. Isso fortalece a confiança do consumidor”, afirma.

Bares diversificam para atender os consumidores

Sede da maior Parada LGBTQIAP+ da região nordeste, programada para o mês de setembro, Salvador (BA) também registra uma intensificação no fluxo de turistas no período. Na cidade, mesmo estabelecimentos que não são dedicados especificamente a este público reafirmam sua posição como ambiente amigável, seguro e acolhedor para todos.

Débora Arnoso, proprietária do Café e Cana, conta que o bar é um aliado conhecido. “Nossa casa já é conhecida pelo público LGBTQIAP+, com a comunicação que acontece durante o ano. Nossa mensagem e posicionamento são transmitidos em nossas postagens, mesmo não sendo um bar totalmente voltado para esse grupo”.

A empresária conta que o vínculo com o público faz com que haja uma procura orgânica no dia a dia e durante datas especiais. “A própria Parada já é a grande programação, e com a alta no movimento, chegamos a ter um aumento de 20% nas vendas ", conta.

Sobre o posicionamento da marca, Débora acrescenta: “usamos as redes sociais para poder manifestar nosso apoio e publicar conteúdos com caráter educativo para combater o preconceito. Acreditamos nisso e defendemos sempre”.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Comentários

Últimas Notícias

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Café moído dispara nos supermercados, mas restaurantes seguram preço

Food trucks se consolidam como alternativa promissora no setor de alimentação fora do lar

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados