abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Motoboys articulam primeira paralisação dos aplicativos sob Lula

  • PUBLICADO EM: 03/01/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Mobilização é da Aliança dos Entregadores de Aplicativos, que convoca trabalhadores a pararem no dia 25

Embora a regulação do trabalho intermediado por aplicativos tenha sido uma bandeira de Lula durante a campanha e estudada durante a transição, na avaliação de articuladores da paralisação o petista dialoga muito com centrais sindicais e pouco com motoboys independentes. Foto: Canva

Uma aliança formada por motoboys autônomos de ao menos quatro estados articula uma paralisação para o dia 25 de janeiro, a primeira sob o governo de Lula (PT). A mobilização deve se concentrar em centros comerciais do país, pontos de coleta e em frente a escritórios do ifood, um dos principais aplicativos de entregas do mercado.

PROVA DE FOGO

O movimento reivindicará melhores condições de trabalho, maior participação nas discussões promovidas pelo governo sobre a regulação dos aplicativos e a criação de um fundo social para a proteção de trabalhadores do segmento, entre outros pontos.

MEMBROS

De acordo com o motoboy e entregador Jr. Freitas, que lidera o movimento em São Paulo, ao menos 13 mil pessoas de todos os estados brasileiros já participam de grupos de WhatsApp criados para organizar a paralisação.

DIÁLOGO

Embora a regulação do trabalho intermediado por aplicativos tenha sido uma bandeira de Lula durante a campanha e estudada durante a transição, na avaliação de articuladores da paralisação o petista dialoga muito com centrais sindicais e pouco com motoboys independentes.

DIÁLOGO 2

"Eles têm o costume de escutar apenas as lideranças, mas não escutam mesmo o trabalhador que está na rua todo dia e que está sendo explorado", afirma Jr. Freitas. Ele é um dos dirigentes da recém-criada Aliança dos Entregadores de Aplicativos (AEA), que organiza a mobilização.

MODELO

"As centrais querem regulamentar a categoria colocando regime CLT. Só que a categoria é fragmentada. Uma parcela prefere continuar com os aplicativos, desde que tenha uma regulamentação", segue.

MODELO 2

Uma das reclamações que serão levadas ao governo eleito e às empresas de aplicativo são as chamadas entregas duplas e triplas, em que mais de um endereço é visitado ao longo de uma rota. A remuneração, segundo Jr. Freitas, não corresponde aos valores cheios das entregas feitas dentro de uma mesma viagem.

MODELO 3

"A categoria entendeu a tecnologia, sabe que dá para melhorar e até gosta desse modelo, mas não do jeito que está, defasado. Hoje em dia, exploram o trabalhador devido à situação econômica do país e à falta de emprego. O valor [pago por cada entrega feita] é esse e acabou. A gente não tem muita autonomia", afirma o entregador.

PARA ONTEM

A ideia de levar a paralisação aos postos de coleta e às sedes de empresas de aplicativo no dia 25, explica ele, é pressionar por reajustes imediatos, antes mesmo que haja uma regulação da modalidade pelo governo federal. "Se precisar [esperar o governo] fazer uma regulamentação para conseguir um aumento, até lá a categoria morre", diz Freitas.

PARA ONTEM 2

"A gente já merece esse aumento pelos valores de manutenção da moto, pela gasolina e pelos impostos. Tem gente trabalhando no vermelho para pagar as contas. Isso faz com que as pessoas trabalhem mais, em uma jornada exaustiva e sob cansaço extremo, e sofram acidentes", segue.

LETAL

O mote da paralisação de 25 janeiro será "Parem dos nos matar". "[As condições colocadas] fazem com que o entregador corra contra o tempo. É uma combinação letal", destaca Jr. Freitas.

Você gosta dos conteúdos da Abrasel? Deixe sua avaliação! É rapidinho, são só duas perguntas!

Fonte: Folha de S. Paulo

Notícias Relacionadas

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Festival Brasil Sabor começa nesta quinta-feira (15); veja os restaurantes participantes

Comentários

Últimas Notícias

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Festival Brasil Sabor começa nesta quinta-feira (15); veja os restaurantes participantes

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados