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Sócios do grupo Nebraska trazem pontos de atenção para que estabelecimentos da alimentação fora do lar saibam identificar o retorno em vendas gerado pelo marketing digital

“Será que a criatividade paga as contas?” Essa foi uma das provocações iniciais feitas pelos sócios do Grupo Nebraska, Caio Zacaron e Brenno Gaudio, no Fórum Gestão à Mesa. O Grupo Nebraska é especialista em marketing para restaurantes e atende mais de 40 estabelecimentos só no Rio de Janeiro. Com toda experiência no setor, os sócios foram convidados para falar no evento sobre o processo de identificação do retorno que as campanhas de redes sociais geram para os negócios.

Para a dupla, para que o marketing digital gere vendas é preciso um bom alinhamento entre preço, produto, praça e promoção. Muitas vezes os estabelecimentos focam em promover o conteúdo, sem ter uma boa estratégia para os outros três quesitos.

Para auxiliar estabelecimentos do setor, o grupo montou uma cartilha com as seguintes dicas:

1 – Tenha um investimento condizente com a base a ser analisada;

2 – Use produtos ou módulos de venda que já tenham melhor aceitação;

3 – Os resultados devem ser analisados ano a ano;

4 – Mantenha a estratégia por vários meses;

5 – Teste as campanhas em mais de uma canal de vendas;

Em relação à segunda dica, os sócios reforçam que é importante que o produto divulgado tenha um histórico de vendas. Sem histórico não há comparação e fica difícil analisar os resultados das ações.

Sobre o período de análise das campanhas, eles lembram que não faz sentido comparar meses diferentes devido à sazonalidade de mercado e outros fatores que fazem com que a venda, principalmente no setor de bares e restaurantes, seja oscilante. O ideal é sempre comparar mesmos períodos de anos diferentes.

O ideal para análise das campanhas é que elas não tenham uma duração de circulação muito curta. Para gerar efeito, Caio e Brenno recomendam alguns meses de veiculação para que os clientes tenham tempo de serem impactados e de fato efetivar a ação de compra.

Sobre os pontos mais comuns de erros pelos empresários, Caio responde: “focar no que não está vendendo”, segundo ele, o ideal é investir em promoções para produtos que já são bem aceitos pela clientela e desapegar do que ver que não está dando certo. Já Brenno, indica a falta de histórico de informações de venda e promoção com um ponto de alarme para o controle das ações.

Eles ainda reforçaram a importância de procurar uma agência profissional que faça um bom trabalho.

Sobre o Fórum Gestão à Mesa:

Organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o Fórum Gestão à Mesa é o maior evento de conhecimento e inteligência em gestão para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O patrocínio é da Cielo e iFood Shop. Em 2019, são mais de 25 nomes de peso que conduzem os temas, divididos em três palcos simultâneos: gestão e estratégia de negócio, marketing & digital e tendência e inovação. Os participantes escolhem quais paineis e palestras oferecem os conteúdos mais relevantes para o sucesso de seus negócios. Acompanhe o site e as redes sociais da Abrasel e confira a cobertura em tempo real.

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