Em todo o Brasil, consumidores já podem experimentar os pratos e ajudar a eleger o melhor restaurante da categoria; sexta edição será realizada nas cinco regiões do país

A partir desta terça-feira (13), milhões de brasileiros poderão participar do maior concurso de comida a quilo do país. O Quilo é Nosso, realizado pela Abrasel, em parceria com a Prazeres da Mesa, elegerá pelo sexto ano consecutivo o melhor restaurante a quilo do Brasil.
Com dez estados confirmados (AM, BA, MG, MT, PR, RJ, RN, SE, SP, TO), o evento ocorrerá até o dia 23 de setembro e tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil, JBS e Sodexo.
Neste ano, O Quilo é Nosso chega para reforçar o clima de recuperação do setor de alimentação fora do lar.
Em pesquisa realizada pela Abrasel entre os dias 24 e 31 de agosto deste ano, foi revelado que quase 50% dos 1.670 empresários entrevistados tiveram lucro em julho. O sentimento entre os empreendedores do setor é de otimismo, inclusive, com previsão de 100 mil contratações até o fim do ano.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a sexta edição do concurso reforça a importância da comida a quilo para o brasileiro e consolida o evento no calendário tanto do empresário quanto do consumidor.
“A comida a quilo é a escolha diária de milhões de brasileiros. Com a volta das jornadas presenciais de trabalho, os restaurantes a quilo voltam a ter o seu destaque característico. O Quilo é Nosso é uma forma de prestigiar e valorizar este modelo criado em nosso país”, diz. “Cada edição que passa, o concurso se consolida ainda mais no calendário da Abrasel e dos restaurantes deste tipo”, completa.
Como funciona
O Quilo é Nosso acontece em três etapas. Na primeira, o consumidor analisa ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita participante do concurso, sendo que a categoria “receita” tem peso dois e as demais, peso um. Para registrar o voto, o cliente deve acessar o site oquiloenosso.com.br, preencher o cadastro e votar.
Esse momento, que tem o voto popular e do júri, elege os três melhores estabelecimentos de comida a quilo de cada estado, que se classificam para a fase seguinte. No novo desafio, os três melhores competem entre si e somente um por estado vai para a grande final, que ocorrerá em São Paulo, em novembro.
No dia 3 de novembro acontecerão as dinâmicas de preparo e apresentação dos pratos no Anhembi Morumbi. No dia seguinte (4), ocorrerá a premiação dentro do evento Mesa ao Vivo -São Paulo.
Campeões
Com dois títulos no estado, o Amazonas é o maior vencedor do concurso. Em 2017, ano de inauguração do evento, o restaurante Mercato Brazil, unidade do Manauara Shopping, ergueu o troféu com o prato Pirarucu Caboquinho, feito com lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha.
Em 2018 teve dobradinha amazonense e foi a vez do Gaúcho’s Gourmet subir ao pódio com seu lombo de pirarucu à Solimões. Em 2019, o Verdelima Restaurante, de Fortaleza, Ceará, foi o campeão com o prato de camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura com abóbora caramelizada com goiabada.
Em 2020, o título do melhor estabelecimento foi para o Tomilho Cozinha Cotidiana, de Curitiba, Paraná, com o prato dumpling de tilápia, uma massa a base de farinha de trigo e tapioca, recheada com tilápia cozida em caldo de especiarias e gengibre.
Já na última edição, o Quilo é Nosso teve seu primeiro vencedor do interior do país. O restaurante Arroz com Feijão, localizado em Franca/SP, levou o título com o prato peixe recheado com vatapá e vinagrete de camarão.
Origem
Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado em 1984, em Belo Horizonte, pelo empresário e chef Fred Mata Machado.
Ele manteve em funcionamento, entre 1984 e 1987, a primeira de suas quatro casas, que se localizava na rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.
O Quilo é Nosso
Data: 13 a 23 de setembro
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola, JBS e Sodexo
Parceria: Prazeres da Mesa
Realização: Abrasel