abrasel

Janaína e Jefferson Rueda também confirmaram presença no Mesa São Paulo e vão contar para público sobre trajetória dentro e fora da cozinha


Janaína e Jefferson Rueda/Foto: Prazeres da Mesa

Difícil falar de gastronomia brasileira, atualmente, sem citar o casal Janaina e Jefferson Rueda. Donos de quatro restaurantes em São Paulo, eles têm sido peças importantes no processo de revitalização – e valorização – do centro da capital paulista. Isso porque o Bar da Dona Onça; A Casa do Porco Bar; o Hot Pork; e a Sorveteria do Centro buscam servir uma gastronomia de qualidade e democrática.

Tanto é que, na premiação de The World’s 50 Best Restaurants 2019, o casal representou o Brasil, sendo o único do país a integrar a famigerada lista. Sempre com filas na porta, as casas recebem de celebridades até grupos de amigos em busca de uma boa happy hour.

Trajetória de sucesso

A história de Janaina e Jefferson começou há mais de 15 anos, quando a paulistana nem sonhava cozinhar profissionalmente. Natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Jefferson Rueda começou a carreira cedo.

Antes de se formar, ele já trabalhava como açougueiro. E, assim, ganhou experiência no manuseio de carnes bovina e suína. Logo após a graduação no Senac, decidiu passar um tempo em São Paulo e, na sequência, seguir para a Europa.

Durante sua temporada fora, Rueda estagiou no Apicius e participou do concurso Bocuse D’Or, em Lyon, na França. Em 2003, retornou ao Brasil e abriu seu primeiro restaurante, o Madeleine. Em seguida, passou pelas cozinhas do Parigi, Pomodori e Attimo.

Enquanto isso, Janaína era consultora de vendas de uma empresa de bebidas que apresentava os produtos a restaurantes. E em um deles, um dos funcionários da cozinha era ninguém menos que Jefferson Rueda. Não tardou para que os dois começassem uma vida juntos e, como ela gostava de cozinhar desde criança, inauguraram, em 2008, o Bar da Dona Onça, ponto que rapidamente se tornou referência na cidade.

À parte do restaurante, Janaina também é sommelière formada pela ABS; escreveu, junto a Rafael Tonon, um livro sobre a história dos 50 restaurantes de São Paulo com mais de 50 anos de idade; e foi convidada pelo governo do Estado de São Paulo a reformular as merendas das escolas públicas.

Para aqueles que querem conhece-los e saber um pouco mais dessa história, eles estarão presentes no Mesa SP. O evento acontece de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina.

Fonte: Prazeres da Mesa

Comentários