abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Governo do Rio reduz para 4% ICMS para bares e restaurantes

  • PUBLICADO EM: 11/07/2019
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Setor de alimentação fora do lar beneficiado: de acordo com o governo estadual, os bares e restaurantes cariocas geram hoje, aproximadamente, 110 mil empregos diretos

Bar da Boa, na Lapa


O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou, nesta terça-feira (9), durante um evento na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, a redução do ICMS para o setor de alimentação. Segundo o governo, a medida pretende beneficiar principalmente bares e restaurantes do estado."Para obter recursos, nós não podemos aumentar a carga tributária, que já está demasiada. O estado do Rio de Janeiro já tem uma carga tributária elevada", comentou Witzel durante a celebração pela nova lei.

O decreto publicado no Diário Oficial no último dia 19, reduz para 4% a base de cálculo do ICMS para refeições e bebidas feitas em bares, restaurantes e bufês. De acordo com o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Fernando Blower, a tributação teve um aumento no último dia do ano passado, quando passou a variar entre 20% e 27%, dependendo do produto. Segundo Blower, o aumento fez com que muitos estabelecimentos fechassem. "Essa é uma medida que vai salvar o nosso setor. É a volta da viabilidade desses negócios. Com certeza é uma retomada de empregos e investimentos", disse o presidente do SindRio.

O secretário de estado de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, acredita que o decreto segue a mesma linha do Regime de Recuperação Fiscal do Estado. "Não há como prover serviços públicos sem que o Estado tenha como se financiar. Eu queria lembrar que esse decreto traz duas grandes soluções. Ele reduz a carga tributária e simplifica a vida do contribuinte", comentou Carvalho.

Mesmo diante da redução do imposto, Fernando Blower não acredita que os preços vão cair imediatamente. De acordo com ele, quando ocorreu o aumento no final de 2018, os empresários também não repassaram os novos valores para os consumidores. O setor de bares e restaurantes gera hoje, aproximadamente, 110 mil empregos diretos, apenas na cidade do Rio. "São mais de 700 mil pessoas impactadas, direta e indiretamente, em todo o Estado", disse Fernando.

Sobre o tempo necessário para que a sociedade sinta a mudança, Blower acredita que até o final do ano os resultados positivos vão aparecer. "É claro que investimentos não são no curto prazo. Novos negócios vão demorar um pouco mais para gerar esse resultado, mas a gente acredita que até o final do ano esses números positivos vão começar a aparecer", comentou o presidente do sindicato, que lembrou ainda que, apenas na capital do Estado, o setor gerou R$ 9 bilhões em receita em 2018.

Para ele, os 11 mil estabelecimentos na cidade do Rio e os consumidores vão apoiar o incentivo. "A cidade vai adorar essa notícia porque bares e restaurantes fazem parte do DNA do Rio de Janeiro. Sem eles a gente perde muito da nossa cultura", completou.

De acordo com Pedro Hermeto, presidente da Abrasel no Rio de Janeiro, a medida vem para viabilizar a atividade de bares e restaurantes, e de maneira mais ampla, ajudar a desenvolver o turismo no estado. "É uma sinalização muito positiva do governo estadual no sentido de simplificar o empreender", diz.

Para o secretário de turismo, Otavio Leite, a gastronomia é fundamental para atrair visitantes ao estado. Segundo Leite, o turismo pode ganhar muito com o benefício para o setor de bares e restaurantes. "Esse é um setor de muita importância para o Rio de Janeiro. Um setor indispensável. Não há saída sem desenvolvimento".

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Turismo internacional cresce no Brasil e anima setor de bares e restaurantes

Inflação de junho traz certo alívio para bares e restaurantes

Abrasel reforça apoio ao horário de verão diante de alerta do ONS sobre risco de déficit de energia

37º Congresso Abrasel abre inscrições para participação presencial e online

Comentários

Últimas Notícias

Turismo internacional cresce no Brasil e anima setor de bares e restaurantes

Inflação de junho traz certo alívio para bares e restaurantes

Abrasel reforça apoio ao horário de verão diante de alerta do ONS sobre risco de déficit de energia

37º Congresso Abrasel abre inscrições para participação presencial e online

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

Aumento de imposto para fintechs ameaça inclusão financeira e pequenos negócios

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados