abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Gigante do fast food aposta no delivery como alavanca de crescimento

  • PUBLICADO EM: 03/09/2019
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Rede brasileira, também dona do Ragazzo, vai retomar expansão com abertura de 120 lojas em 2019; vendas para consumo em casa crescem e já são 46% do total

Alberto Saraiva, fundador do grupo Habib's Foto: JF Diório/Estadão


O Habib’s aposta na força do consumo de seus produtos na casa dos clientes para turbinar seu crescimento após uma fase em que teve de fechar lojas. A rede fechou o ano passado com 540 unidades – não muito mais do que em 2014, quando começou a atual crise econômica. Em 2019, porém, além de acelerar a abertura de lojas – com 20 novos Habib’s e 100 Ragazzo –, a empresa também está reformando boa parte de seus pontos de venda para melhorar o atendimento de delivery.

Essa estratégia tem razão de ser: hoje, do total das vendas do Habib’s, 46% têm consumo concentrado fora da loja, vindo do delivery e também do pick-up – quando o consumidor vai até a loja e leva o produto para consumir em casa (há dois anos, esse índice era de 17%). Para agilizar o serviço, a companhia está implantando um sistema de drive-thru duplo: um para atender quem faz o pedido na hora e outro para os que já escolheram pelo aplicativo da rede ou pelo iFood. A mesma lógica será aplicada em balcões separados para quem chega à loja a pé.

De acordo com Alberto Saraiva, fundador da rede Habib’s, é necessário facilitar a vida de quem vem até a loja porque, para o cliente do Habib’s, a taxa do delivery pode ser um inibidor de consumo, pois ela pode representar facilmente 20% do valor total da compra. “Não que a taxa que cobramos seja alta, mas como aqui a pessoa leva dez esfihas por R$ 12, ela fica desproporcional em certos casos.” Hoje, 262 unidades Habib’s e Ragazzo têm drive-thru, que deverão sofrer diferentes tipos de alterações. Já nos próximos meses, a meta é estender o pick-up para 360 unidades.

A pressão por mudanças também vem da concorrência, afirma o consultor Sérgio Molinari, da Food Consulting. Segundo ele, redes estrangeiras fizeram um trabalho competente para proteger e até ganhar mercado na crise. As promoções de McDonald’s e Burger King, que passaram a oferecer sanduíches a cerca de R$ 8, tiveram boa aceitação. “Além disso, essas redes têm capital farto para financiar a expansão”, lembra. O Burger King, por exemplo, vem abrindo cerca de cem lojas por ano.

Olhando o portfólio do Habib’s, Molinari considera que a proposta mais forte de expansão é a do Ragazzo, de culinária italiana. Para o especialista, o interesse do consumidor brasileiro por comida árabe é limitado. Já os pratos do Ragazzo têm mais aderência ao paladar do nacional: “E essa experiência de restaurante, a um preço bem baixo, é uma oferta interessante para o cliente”.

Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados