Encontro reforça compromisso da gigante chinesa com o mercado brasileiro de alimentação fora do lar

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o fundador e CEO da Meituan, Wang Xing, recebeu na sede da empresa em Pequim, na China, uma delegação brasileira na qual tomou parte o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci. O encontro teve como objetivo estreitar laços entre o setor de alimentação fora do lar dos dois países e discutir oportunidades de colaboração, especialmente voltadas aos pequenos e médios restaurantes.
Durante a reunião, Wang Xing apresentou a trajetória da Meituan, maior empregadora privada da China e líder em soluções digitais para alimentação.
Com mais de 80 milhões de entregas diárias e presença em mercados como Arábia Saudita, Catar e, mais recentemente, Brasil (com a marca Keeta), a empresa aposta em tecnologia, robótica e biotecnologia para transformar hábitos alimentares e promover longevidade, indo muito além do delivery como conhecemos hoje.
Na ocasião, Wang Xing reafirmou seu compromisso com a criação de valor para todo o ecossistema do mercado de entregas brasileiro. “Na China, onde atuamos desde 2010, ajudamos mais de 13 milhões de comerciantes a construir operações mais inteligentes e digitais para atrair mais clientes, operar com mais eficiência e aumentar suas receitas".
"Vimos os benefícios desse esforço conjunto com nossos parceiros em Hong Kong, onde dobramos o volume de negócios em apenas dois anos. Esperamos ver o mesmo impacto positivo no Brasil em breve. Aguardamos o lançamento no último trimestre de 2025”, comemorou.
A delegação brasileira destacou os desafios locais, como o alto custo de entrega (que chega a 130% do valor do prato) e a informalidade de muitos negócios. Em resposta, Wang Xing compartilhou a experiência chinesa de redução de custos com escala e inovação, além de apresentar ferramentas que a Meituan oferece para digitalização, marketing e gestão financeira de pequenos estabelecimentos.
“O diálogo aberto da Meituan com o nosso setor mostra que há um genuíno interesse em entender e respeitar a cultura local. Isso é essencial para que a tecnologia seja uma aliada dos pequenos negócios, e não uma ameaça”, afirma Solmucci.
“Acreditamos que essa aproximação pode acelerar a profissionalização do setor e ampliar o acesso a soluções inovadoras e benéficas a empresários, entregadores e consumidores.”
A Meituan reforçou seu compromisso de longo prazo com o Brasil, destacando que membros da equipe já se mudaram com suas famílias para o país e que a empresa está em fase de estruturação e pesquisa de mercado. A expectativa é que, com paciência estratégica e parcerias locais, o delivery no Brasil evolua de uma prática ocasional para uma solução cotidiana, como já ocorre na China.