Pela primeira vez comemorado nacionalmente, o feriado de 20 de novembro anima empresários que esperam aumento no movimento e reforço nas vendas de fim de ano
O feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, marcado para o próximo dia 20, promete impulsionar o movimento em bares e restaurantes, especialmente nas regiões turísticas do país. Pela primeira vez reconhecido como feriado nacional, a data cai em uma quinta-feira e se transforma em um “feriadão” com alto potencial de consumo, estimulando o turismo e a economia em diversas cidades.
A chegada do feriado prolongado ocorre em um momento estratégico para o setor. A reta final do ano, tradicionalmente marcada por confraternizações, férias e pelo pagamento do 13º salário, já costuma impulsionar o faturamento dos estabelecimentos. Com o acréscimo do feriadão, os empresários enxergam uma chance extra de ampliar as vendas e consolidar um fim de ano positivo.
De acordo com uma pesquisa da Abrasel, 81% dos empreendedores esperam crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Para a maioria (26%), esse aumento deve ser de pelo menos 10%.
“Nestes meses que encerram o ano, o calendário tem sido um grande aliado. O feriadão reforça esse bom momento e é uma oportunidade a mais para consolidar o bom desempenho esperado para esse período, além de impulsionar a geração de empregos em todo o país”, avalia José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo, Comunicação e Inteligência da Abrasel.
Preparativos e boas expectativas nas cidades
Em Salvador (BA), o empresário Franc Kragl, proprietário do Restaurante La Lupa, aposta em um fim de semana de movimento intenso.
“Em feriados como esse, temos uma alta de até 40% no faturamento. O aumento é impulsionado principalmente pelos turistas. Recebemos muitos paulistas, cariocas, mineiros e até europeus. Estamos no Centro Histórico e temos uma vista linda para a Baía de Todos os Santos, o que também acaba sendo um atrativo extra”, afirma.
Em Florianópolis (SC), as expectativas também são boas. “A gente percebe que nos estabelecimentos que trabalham com a gastronomia típica de regionalidade, como o nosso, o impacto é ainda maior, porque as pessoas aproveitam para sair do almoço e jantar trivial em busca de novas experiências gastronômicas", comenta Carla Cabral, dona do Freguesia Bar.
"Além disso, feriados como esse trazem muitos turistas para a ilha. Estamos nos preparando para receber muita gente”, completa.
Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

