Evento promovido pela FGV EESP e Abrasel apresentará estudo inédito sobre a importância socioeconômica desses tipos de negócios no Brasil; também será divulgado um plano da Associação para restauração do setor
Na segunda-feira, 2 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), e a Abrasel realizarão uma conferência com o tema “Bares e Restaurantes no Brasil”, no qual reunirá importantes lideranças e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do segmento.
Também haverá a apresentação de um estudo inédito da FGV com o cenário econômico do setor, além do lançamento de um plano nacional de restauração por parte da Abrasel. O evento será transmitido gratuitamente e para acompanhar, basta se inscrever no site.
A programação será marcada por dois painéis que trarão reflexões essenciais sobre o futuro do setor de alimentação fora do lar.
A abertura será com a palestra “O Setor de Alimentação Fora do Lar: diagnóstico e Iniciativa”, ministrado pelos professores Márcio Holland e Priscilla Tavares, da FGV EESP, e pelo professor José Maria Arruda de Andrade, da Faculdade de Direito das USP.
O primeiro painel, "Os desafios do setor de alimentação fora do lar – Bloco 1”, terá a presença de nomes como Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood, João Rua, vice-presidente de vendas da Ambev, Daniel Kastrup, diretor sênior de varejo da Coca-Cola, e Antônio Sobrinho, vice-presidente de Food da JBS.
A moderação será feita por Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Já o segundo, intitulado “Os desafios do setor de alimentação fora do lar – Bloco 2”, contará com Isaac Sidney, presidente da Febraban, e Paula Lindemberg, presidente da Diageo, com mediação de Pedro Silveira, presidente do Grupo Alife Nino.
“Esse plano é resultado de uma articulação da Abrasel, cujo objetivo é apresentar uma resposta estruturada aos desafios do setor, incluindo a complexidade tributária, o acesso ao crédito e a modernização digital”, destaca Solmucci.
"O documento traz ações práticas para serem implementadas por meio de um esforço colaborativo entre empresas privadas relacionadas com nosso setor, o governo e agências de fomento, como Sebrae e Senac. Isso traz uma possibilidade muito grande de sinergia ao longo do tempo".
"Também iremos replicar isto nos estados, é o começo potente de um trabalho de longo prazo", completa.
Após os painéis, será apresentada a pesquisa inédita conduzida pela FGV EESP, que traz um panorama abrangente sobre a relevância socioeconômica dos bares e restaurantes no Brasil.
O estudo será apresentado pelos professores Márcio Holland e Priscilla Tavares, ambos da FGV EESP, com a participação de José Maria Arruda de Andrade, professor da Faculdade de Direito da USP.
Segundo o professor Márcio Holland, o levantamento revela que o setor de alimentação fora do lar é essencial para a economia nacional, respondendo por 7,9% dos empregos e 5,3% da massa salarial do país.
“Os números confirmam a importância desse segmento, que movimenta uma cadeia produtiva robusta e gera oportunidades de ascensão econômica para milhões de brasileiros. Nosso objetivo é oferecer dados sólidos para orientar políticas públicas e estratégias empresariais”, afirma o economista.
O evento também marcará o lançamento do Plano de Restauração da Abrasel, um documento que apresenta ações estratégicas para enfrentar os principais desafios do setor, como a complexidade tributária, a dificuldade de acesso ao crédito e a necessidade de modernização digital.
“Este plano é uma resposta estruturada que reflete o compromisso da Associação em promover um ambiente de negócios mais justo, eficiente e competitivo”, completa Solmucci.
Serviço
Conferência Bares e Restaurantes no Brasil
Data: 2 de dezembro de 2024
Horário: 8h45 às 11h30
Inscrições e mais informações: https://evento.fgv.br/conferenciafgv_0212_online/
Patrocínio: Ambev e Coca-Cola FEMSA
Apoio: ABBT, BAT, Pagbank, Stone, JBS, Ifood e Febraban