abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Maiores empresas do setor se reúnem em São Paulo para discutir desafios e soluções

  • PUBLICADO EM: 29/11/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Evento promovido pela FGV EESP e Abrasel apresentará estudo inédito sobre a importância socioeconômica desses tipos de negócios no Brasil; também será divulgado um plano da Associação para restauração do setor

Evento busca encontrar soluções para o setor de alimentação fora do lar. Foto: Canva

Na segunda-feira, 2 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), e a Abrasel realizarão uma conferência com o tema “Bares e Restaurantes no Brasil”, no qual reunirá importantes lideranças e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do segmento.

Também haverá a apresentação de um estudo inédito da FGV com o cenário econômico do setor, além do lançamento de um plano nacional de restauração por parte da Abrasel. O evento será transmitido gratuitamente e para acompanhar, basta se inscrever no site.

A programação será marcada por dois painéis que trarão reflexões essenciais sobre o futuro do setor de alimentação fora do lar.

A abertura será com a palestra “O Setor de Alimentação Fora do Lar: diagnóstico e Iniciativa”, ministrado pelos professores Márcio Holland e Priscilla Tavares, da FGV EESP, e pelo professor José Maria Arruda de Andrade, da Faculdade de Direito das USP.

O primeiro painel, "Os desafios do setor de alimentação fora do lar – Bloco 1”, terá a presença de nomes como Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood, João Rua, vice-presidente de vendas da Ambev, Daniel Kastrup, diretor sênior de varejo da Coca-Cola, e Antônio Sobrinho, vice-presidente de Food da JBS.

A moderação será feita por Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Já o segundo, intitulado “Os desafios do setor de alimentação fora do lar – Bloco 2”, contará com Isaac Sidney, presidente da Febraban, e Paula Lindemberg, presidente da Diageo, com mediação de Pedro Silveira, presidente do Grupo Alife Nino.

“Esse plano é resultado de uma articulação da Abrasel, cujo objetivo é apresentar uma resposta estruturada aos desafios do setor, incluindo a complexidade tributária, o acesso ao crédito e a modernização digital”, destaca Solmucci.

"O documento traz ações práticas para serem implementadas por meio de um esforço colaborativo entre empresas privadas relacionadas com nosso setor, o governo e agências de fomento, como Sebrae e Senac. Isso traz uma possibilidade muito grande de sinergia ao longo do tempo".

"Também iremos replicar isto nos estados, é o começo potente de um trabalho de longo prazo", completa.

Após os painéis, será apresentada a pesquisa inédita conduzida pela FGV EESP, que traz um panorama abrangente sobre a relevância socioeconômica dos bares e restaurantes no Brasil.

O estudo será apresentado pelos professores Márcio Holland e Priscilla Tavares, ambos da FGV EESP, com a participação de José Maria Arruda de Andrade, professor da Faculdade de Direito da USP.

Segundo o professor Márcio Holland, o levantamento revela que o setor de alimentação fora do lar é essencial para a economia nacional, respondendo por 7,9% dos empregos e 5,3% da massa salarial do país.

“Os números confirmam a importância desse segmento, que movimenta uma cadeia produtiva robusta e gera oportunidades de ascensão econômica para milhões de brasileiros. Nosso objetivo é oferecer dados sólidos para orientar políticas públicas e estratégias empresariais”, afirma o economista.

O evento também marcará o lançamento do Plano de Restauração da Abrasel, um documento que apresenta ações estratégicas para enfrentar os principais desafios do setor, como a complexidade tributária, a dificuldade de acesso ao crédito e a necessidade de modernização digital.

“Este plano é uma resposta estruturada que reflete o compromisso da Associação em promover um ambiente de negócios mais justo, eficiente e competitivo”, completa Solmucci.

Serviço

Conferência Bares e Restaurantes no Brasil
Data: 2 de dezembro de 2024
Horário: 8h45 às 11h30

Inscrições e mais informações: https://evento.fgv.br/conferenciafgv_0212_online/

Patrocínio: Ambev e Coca-Cola FEMSA

Apoio: ABBT, BAT, Pagbank, Stone, JBS, Ifood e Febraban

Notícias Relacionadas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Comentários

Últimas Notícias

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Fórum B&R mostra como enfrentar a escassez de mão de obra e reter funcionários

Salário em bares e restaurantes segue crescendo, mas contratação ainda é desafio

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados