abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Bares e restaurantes do Rio Grande do Sul ainda sentem os efeitos das enchentes

  • PUBLICADO EM: 05/08/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Em dois meses, setor perdeu 3.800 empregos formais no estado, enquanto empresários lutam contra dívidas e falta de medidas efetivas para recuperação

Uma pesquisa feita pela Abrasel no estado gaúcho mostrou que, em maio, 39% dos estabelecimentos diziam que seria necessário fazer desligamentos de funcionários. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul ainda causam reflexos negativos na economia local. Segundo dados do Caged, divulgados na última segunda-feira (29), mais de 3.800 funcionários formais de bares e restaurantes gaúchos foram desligados nos últimos dois meses.

Em um setor onde há o predomínio de trabalhadores informais, a projeção é de que o número seja ainda maior, fator que evidencia a dificuldade das empresas em manter seus colaboradores.

Em maio, a Abrasel chamou a atenção para que fosse reeditado o BEm, programa emergencial para manutenção de empregos e rendas, concedido pelo Governo Federal durante a pandemia.

Esse programa foi crucial para preservar empresas que precisaram fechar temporariamente, garantindo um piso salarial proporcional aos empregados sem a necessidade de que os empresários complementassem o valor.

No entanto, diante da crise causada pelas enchentes, o Ministério do Trabalho optou pela publicação da Portaria nº 991, que prevê o pagamento de duas parcelas do salário-mínimo aos funcionários dos negócios afetados.

Esse valor é inferior ao piso salarial do setor no estado e vem com a condição de que a empresa mantenha os funcionários empregados por, no mínimo, quatro meses. Para os empresários, a medida mostrou-se insuficiente ao manter os custos elevados, vistos que ainda há diversas outras despesas para a reestruturação dos negócios.

"Durante as enchentes de maio, a Abrasel prontamente tomou medidas para auxiliar os empresários do setor e enfatizou a necessidade de iniciativas como a reedição do BEm. Apesar disso, para que o setor de bares e restaurantes possa realmente se recuperar, ainda é necessário um suporte federal mais consistente e direcionado", comenta o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

"Esse apoio, somado a outras medidas, será importante para conseguirmos superar os desafios e assegurar a viabilidade dos negócios", comenta Solmucci.

Uma pesquisa feita pela Abrasel no estado gaúcho mostrou que, em maio, 39% dos estabelecimentos diziam que seria necessário fazer desligamentos de funcionários, sendo que para 46% seria preciso fazer entre três e cinco demissões. Essa pesquisa indicou, também, que quase metade dos estabelecimentos (49%) tinham dívidas em atraso.

Movimento Retomada Gaúcha

No contexto dessas dificuldades, a Abrasel desenvolveu o movimento Retomada Gaúcha, uma iniciativa que busca promover a recuperação do setor de bares e restaurantes no RS.

O movimento conta com um plano de ação a longo prazo, que envolve a montagem de times de apoio, cuidados com a saúde mental e física, iniciativas junto ao poder público, materiais de apoio e a solução UP - Análise de Necessidades e Plano de Melhoria para os Negócios.

"Nosso objetivo é proporcionar um suporte contínuo e eficiente para que os empreendedores possam superar esse momento desafiador. O trabalho deve ser constante por pelo menos dois anos. E não iremos restringir aos bares e restaurantes", afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Todas as iniciativas podem ser acessadas no site do Movimento Retomada Gaúcha.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

bannersite2-gif.gif

Notícias Relacionadas

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Paradas LGBTQIAP+ movimentam ações temáticas em bares pelo Brasil

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados