abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Doordash, líder no delivery dos EUA, contrata no Brasil

  • PUBLICADO EM: 16/03/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

“A chegada de um concorrente seria um sinal muito bacana de que possa haver competição nesse mercado e o setor precisa disso”, afirma Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel

A DoorDash é uma empresa americana que opera uma plataforma online de pedidos e entrega de alimentos. É a líder do mercado de delivery nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

A empresa americana de entregas de refeições prontas Doordash, número um no delivery de comida nos Estados Unidos à frente da Uber Eats, está de olho no mercado brasileiro. O momento é decisivo para a entrada de competidores na categoria no país, após um acordo firmado em fevereiro entre o líder iFood e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que busca equilibrar a concorrência no setor e atrair novas empresas ao país.

Conforme o Valor apurou, recentemente a Doordash, que conta com 59% do mercado de delivery de comida nos EUA, segundo dados da consultoria Statista, contratou uma empresa de recrutamento em busca de profissionais de tecnologia e análise de dados que atuam no setor.

Procurada pelo Valor, a Doordash confirmou que está contratando na região e que está “animada com os talentos técnicos locais no Brasil”. A empresa não informou se abrirá uma operação no país.

“Embora estejamos sempre pensando em maneiras de aprimorar e dimensionar nossa plataforma para atender mais clientes, comerciantes e ‘Dashers’ em todo o mundo, isso não está diretamente vinculado a nenhum plano de iniciar operações aí”, disse a empresa por meio de sua área de comunicação. A entrada de um concorrente de peso no setor é um dos reflexos esperados pelo Cade após ter firmado um Termo de Cessação de Conduta (TCC) com o iFood.

“A chegada de um concorrente seria um sinal muito bacana de que possa haver competição nesse mercado e o setor precisa disso”, afirma Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel. “Antes, quem já tinha enxergado o Brasil pulou fora, como a Uber Eats”.

No fim de 2020, a Abrasel juntou-se aos aplicativos Rappi, 99 e UberEats em petições junto ao Cade pedindo que a autarquia investigasse as práticas adotadas pelo iFood em contratos exclusivos com estabelecimentos.

A investigação gerou o TCC firmado há um mês e com duração de quatro anos. O serviço de delivery de refeições da Uber deixou o mercado brasileiro em março do ano passado.
Em 2022, a Uber Eats contava com 24% do mercado americano de delivery, 35 pontos percentuais atrás da Doordash, segundo dados compilados em julho de 2022 pela Statista.

A Grubhub, fundada em Chicago, está em terceiro, com 14% do mercado americano. Em quarto vem a Postmates, com 3%, que podem ser contabilizados pela Uber Eats já que foi adquirida pela Uber em julho de 2020, por US$ 2,65 bilhões.

Na avaliação de Koen van Gelder, analista da Statista, mesmo após um salto de demanda no auge da pandemia da covid-19, “os aplicativos de delivery tendem a crescer não apenas nos Estados Unidos”.

A consultoria projeta que a receita de entrega de comida on-line em todo o mundo seja de US$ 85 bilhões em 2024, alta de 60,4% sobre o resultado de US$ 53 bilhões em 2019, antes da pandemia. No Brasil, o setor deve fechar 2023 faturando US$ 766,3 milhões, 20% acima do resultado de US$ 638,3 milhões em 2022.

Fonte: Valor

Notícias Relacionadas

Abrasel reforça defesa pela volta do horário de verão diante do aumento da conta de luz

Semana dos Namorados amplifica oportunidade de faturamento

Abrasel disponibiliza material gratuito para orientar sobre segurança dos alimentos

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo do setor

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel reforça defesa pela volta do horário de verão diante do aumento da conta de luz

Semana dos Namorados amplifica oportunidade de faturamento

Abrasel disponibiliza material gratuito para orientar sobre segurança dos alimentos

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo do setor

Bares e restaurantes apostam em ambientes pet friendly para atrair clientes

Setor cresce em ocupação, mas sofre com falta de mão de obra qualificada

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados