abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Dia do Cliente representa oportunidade de faturamento para bares e restaurantes

  • PUBLICADO EM: 15/09/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Estabelecimentos podem aproveitar a data para impulsionar vendas; neste ano, a ocasião é estratégica para gerar mais movimento na segunda-feira

Promoções para atrair o público podem movimentar bares e restaurantes neste Dia do Cliente. Foto: Canva

Em um momento no qual diferentes gerações compartilham o mercado de trabalho e de consumo, atrair clientes tem sido uma tarefa multifocal. Para fortalecer o vínculo com os consumidores, o setor de alimentação fora do lar pode preparar ações tanto no salão quanto digitais para o Dia do Cliente, que acontece em 15 de setembro.

A Geração Z, por exemplo, tem pressionado o setor a se adaptar. Para esse público, conveniência e autenticidade pesam tanto quanto preço, o que torna essencial investir em presença digital.

Mesmo com o crescimento do digital, o salão continua sendo o coração do setor, vendas por delivery representam apenas 30%, segundo a Abrasel. Valorizar esse espaço significa investir na experiência presencial, no atendimento de qualidade e na criação de momentos que fidelizam o cliente.

O restaurante Dom Brejas, em Campinas (SP), terá como foco o salão nessa data. Dino, o proprietário, conta que o objetivo da ação desse ano é surpreender os clientes oferecendo um brinde de chopp. “Você acaba criando uma memória positiva, um sentimento de carinho, para que o cliente também seja valorizado”, afirma.

No restaurante campinense, esse é o primeiro ano em que o foco principal não está em trazer novos clientes, mas em valorizar quem já acompanha a marca. “Não vamos divulgar nossa ação, apenas o cliente que for será surpreendido, dessa forma focamos em fortalecer o vínculo com nosso público recorrente”, comenta.

Clientes digitais e consumo no salão

Nos últimos anos, os consumidores têm se aproximado cada vez mais dos estabelecimentos através de canais digitais. Uma pesquisa da Abrasel em parceria com o Reclame AQUI de 2024 aponta que 63% dos consumidores preferem escolher estabelecimento de acordo com as avaliações de outros clientes em plataformas digitais e 93% evitam estabelecimentos com baixas avaliações.

A pesquisa da Abrasel mostra que a reputação digital dos bares e restaurantes melhorou em 2025, reflexo de um esforço dos empresários em cuidar das avaliações e interagir em canais como Google Meu Negócio e WhatsApp. Além disso, cresceu o número de clientes que fazem reservas online e utilizam aplicativos de entrega como parte da rotina.

A operação online, nesse sentido, é de grande importância para os resultados do negócio como um todo: além de atrair o público que quer consumir em casa e opta pelo delivery, também estimula a clientela interessada em sair para aproveitar o espaço do estabelecimento.

A empresária Raquel Parrode, sócia da Nathely Pizzaria Express, em Aparecida de Goiânia (GO), conta que realiza uma ação simples, mas eficaz. Neste Dia do Cliente, o estabelecimento oferece um combo promocional de pizza e refrigerante.

Ela conta que o negócio já investe nesta data há alguns anos, e que a divulgação pelos canais digitais ajuda a impulsionar os resultados da campanha, sobretudo neste ano. “Esperamos um impacto positivo nas vendas e um movimento maior para o restaurante nessa data, especialmente por ser uma segunda-feira”, conta.

Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Notícias Relacionadas

Festival Bar em Bar abre inscrições para bares de todo o Brasil

Concurso O Quilo é Nosso inicia na próxima terça-feira (16)

Abrasel abre Pesquisa de Conjuntura Econômica de setembro

Comentários

Últimas Notícias

Festival Bar em Bar abre inscrições para bares de todo o Brasil

Concurso O Quilo é Nosso inicia na próxima terça-feira (16)

Abrasel abre Pesquisa de Conjuntura Econômica de setembro

Abrasel lança cartilha “Garçom Nota 10” com foco na qualificação desses profissionais

Deflação geral de agosto auxilia recomposição de preços em bares e restaurantes

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados