abrasel

Responsável pela área de marketing da empresa, Fernanda Mamede apresenta desempenho do varejo nos últimos anos no Fórum Gestão à Mesa

A segunda palestra do Fórum Gestão à Mesa trouxe valiosas informações para os empresários e gestores de bares e restaurantes na manhã desta quinta-feira (13). A gerente de marketing da Cielo, Fernanda Mamede apresentou um desempenho de varejo desenvolvido pela empresa. Se em 2014, o mercado brasileiro começava a se estagnar, dados trazidos por ela mostram que em 2018 o varejo já acelerava, porém de forma lenta e gradual. No primeiro trimestre de 2019, o setor de serviços cresceu 4,4%; já os bares e restaurantes apresentaram um crescimento de 3,2% no mesmo período, sendo um dos responsáveis pela evolução da economia no País.

Mudança de hábitos

Fernanda compartilhou também informações que ajudam empresários a alavancarem seus negócios. Em uma tendência global de consumo, o digital se mostra cada vez mais forte. Os destaques apresentados pela executiva da Cielo foram o delivery por aplicativos, inteligência artificial, experiência de consumidores e o crescimento do “omnichannel” (de maneira literal pode ser traduzido por ‘multi canalidades”), que é quando o cliente às vezes realiza o pagamento por meio digital, em outras, faz isso in loco, no próprio estabelecimento. A mudança é veloz. Em 2018, 97% dos consumidores da Cielo em bares e restaurante pagavam na loja. No primeiro trimestre de 2019, esse número mudou para 91,6% no físico - quase 9% das transações são agora feitas de modo online, o que mostra que consumidores estão adotando novas forma de consumo em novos canais. “A reserva de mesa no aplicativo é uma cultura muito forte nos EUA e está chegando com cada vez mais força no Brasil. O mercado deve se preparar”, finalizou.

Sobre o Fórum Gestão à Mesa:

Organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o Fórum Gestão à Mesa é o maior evento de conhecimento e inteligência em gestão para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O patrocínio é da Cielo, iFood Shop e Closeer. Em 2019, são mais de 25 nomes de peso que conduzem os temas, divididos em três palcos simultâneos: gestão e estratégia de negócio, marketing & digital e tendência e inovação. Os participantes escolhem quais paineis e palestras oferecem os conteúdos mais relevantes para o sucesso de seus negócios. Acompanhe o site e as redes sociais da Abrasel e confira a cobertura em tempo real.

Compartilhe conteúdo do Fórum usando a tag: #FGM2019

Comentários