abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Cultura de marca e bebidas se destacam como diferenciais estratégicos para bares e restaurantes

  • PUBLICADO EM: 05/08/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Palestras no 37º Congresso Abrasel abordam o papel das bebidas e da construção de marca como pilares para fidelizar clientes e crescer com consistência

Evento leva a empreendedores estratégias para se destacar por meio do menu de bebidas. Foto: Freepik

Nos dias 13 e 14 de agosto, Brasília recebe o 37º Congresso Abrasel, um dos principais eventos de conhecimento e relacionamento do setor de alimentação fora do lar. Com participação gratuita e transmissão online para todo o Brasil, o evento é voltado a empreendedores, gestores, chefs e profissionais do setor interessados em se conectar com tendências, soluções práticas e experiências de mercado.

As inscrições estão abertas no site congressoabrasel.com.br.

Entre os destaques da programação estão as palestras de Maurício Giamellaro, presidente do Grupo Heineken no Brasil, e Isadora Fornari, consultora internacional e referência em bebidas.

Em abordagens complementares, os dois especialistas mostram como uma marca forte e uma carta de bebidas bem pensada podem transformar um bar em referência — em um mercado competitivo como o brasileiro, que conta com mais de 1,7 milhão de estabelecimentos de alimentação fora do lar, segundo dados da Abrasel.

Cultura de marca e bebidas como diferencial competitivo

Na palestra “Marcas que criam cultura: o que aprendemos com os bares de sucesso”, Maurício Giamellaro compartilha aprendizados à frente de uma das maiores operações de bebidas do país. Com uma carreira marcada por resultados expressivos e liderança em um ecossistema complexo, ele destaca como bares que cultivam cultura organizacional forte ganham relevância além do cardápio.

Já Isadora Fornari conduz a palestra “As bebidas como estrelas do negócio”, na qual discute caminhos para transformar a carta de bebidas em uma poderosa ferramenta de encantamento e diferenciação. Com experiência internacional e atuação como jurada do Concours Mondial de Bruxelles, ela defende que o copo pode ser um manifesto de identidade e pertencimento.

“As bebidas são muito mais do que acompanhamentos: elas são vitrines líquidas da identidade de uma casa. Quando um bar ou restaurante entende que pode traduzir sua cultura, seu território e até sua visão de mundo no copo, ele deixa de apenas servir e passa a se tornar inesquecível”, explica Isadora.

Ela também defende o uso de bebidas brasileiras como estratégia de marca: “É uma escolha de pertencimento, inteligência econômica e construção de marca do local com alma da maneira mais didática possível: sentindo”.

Inscrições abertas

Com o tema “Conexões essenciais”, o 37º Congresso Abrasel reunirá 20 palestras sobre temas como inteligência artificial, presença digital, gestão de pessoas, sustentabilidade e tendências de consumo. A programação será transmitida online e de maneira gratuita para todo o Brasil.

Quem estiver presencialmente em Brasília também poderá participar da feira Origem Brasil, com degustações de vinhos e produtos regionais. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio do site congressoabrasel.com.br.

Serviço:  

37º Congresso Nacional Abrasel  

13 e 14 de agosto  

Inscrições: congressoabrasel.com.br

Realização: Abrasel e Mundo Mesa 

Patrocínio cota ouro: 99 Food, Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola Brasil, Diageo, Getnet, Heineken, Ifood, Philipe Morris Brasil, Picpay, Pluxee, Rappi, Sebrae, Stone, Ticket, Caixa  

Patrocínio cota bronze: Friboi e Seara 

Apoio: ABBT, Barilla, Nogueira Brinquedos, Rational, Reutiliza Já, Swith Sales, Totvs, UNECS, Voxline   

Parceria de mídia: B&R, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa

Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Notícias Relacionadas

Bares e restaurantes geram mais de 33 mil empregos formais no primeiro semestre de 2025

Como a inteligência artificial está revolucionando bares e restaurantes no Brasil

Confiança empresarial recua, mas setor mantém boa expectativa para o Dia dos Pais

Comentários

Últimas Notícias

Bares e restaurantes geram mais de 33 mil empregos formais no primeiro semestre de 2025

Como a inteligência artificial está revolucionando bares e restaurantes no Brasil

Confiança empresarial recua, mas setor mantém boa expectativa para o Dia dos Pais

Concurso O Quilo é Nosso incentiva criatividade na cozinha e valoriza ingredientes locais

Expectativa positiva para o Dia dos Pais anima bares e restaurantes

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados