Indicador da FGV IBRE mostra sinais de recuperação nas expectativas

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE, divulgado nesta segunda (2), voltou a subir em maio após duas quedas consecutivas, avançando 0,4 ponto e atingindo 94,8 pontos. Essa alta interrompe a queda observada desde janeiro, associada à desaceleração dos segmentos monitorados.
O indicador, que monitora a confiança dos empresários em relação à economia (considerando a situação corrente e a expectativa para o futuro), engloba a percepção de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.
O setor de serviços, que inclui os negócios de alimentação fora do lar, foi o que registrou a maior alta, de 1,5 ponto, alcançando 91,9 pontos no total.
Impacto no setor de alimentação fora do lar
A confiança empresarial é um termômetro importante para o segmento, e também pode ser percebido por meio de outras evidências, como repasse da inflação e situação financeira.
Pesquisa de maio da Abrasel indicou que 40% dos empreendedores registraram lucro (crescimento de dois pontos percentuais em relação ao mês anterior). Quanto ao repasse de custos, o IPCA de maio registrou que, nos últimos 12 meses, a inflação da alimentação fora do domicílio teve alta de 7,61% - acima do índice geral, que cresceu 5,53%. Ambos os dados reforçam a confiança dos empreendedores, amparados pelo aumento da movimentação nas casas.
Ainda que o preço dos insumos e a escassez de mão de obra qualificada representem desafios para a operação de bares e restaurantes, a alta no ICE reflete uma percepção mais positiva dos empresários sobre o momento atual e as expectativas futuras.
“O setor tem conseguido se recuperar aos poucos, mesmo diante de desafios. Temos avançado recentemente na recomposição de preços, essencial para equilibrar os custos. O atual cenário de pleno emprego e da própria confiança dos consumidores, também estimulam os empreendedores a investirem em seus negócios”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
No mês de junho, a tendência é que esse otimismo seja fortalecido pela campanha da Semana dos Namorados, que amplia as oportunidades de aumento na receita em uma data que tradicionalmente já é de melhor movimento para bares e restaurantes.
“Oferecer uma experiência diferenciada para que casais comemorem a data por mais tempo, potencializa a importância desse momento e pode impulsionar o faturamento dos negócios. Essa é uma vantagem significativa para melhorar a margem de lucro dos estabelecimentos e trazer um novo fôlego para os empresários”, acrescenta Solmucci.
Para apoiar bares e restaurantes a explorarem o potencial da data por meio da campanha “Semana dos Namorados”, a Abrasel disponibilizou uma cartilha gratuita com orientações, que incluem desde a capacitação de funcionários à ambientação do estabelecimento.