abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo dos empreendedores do setor de alimentação fora do lar

  • PUBLICADO EM: 03/06/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Indicador da FGV IBRE mostra sinais de recuperação nas expectativas

Otimismo do setor pode ser fortalecido em junho, com comemorações que elevam expectativas para empresários. Foto: Midjourney

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE, divulgado nesta segunda (2), voltou a subir em maio após duas quedas consecutivas, avançando 0,4 ponto e atingindo 94,8 pontos. Essa alta interrompe a queda observada desde janeiro, associada à desaceleração dos segmentos monitorados.

O indicador, que monitora a confiança dos empresários em relação à economia (considerando a situação corrente e a expectativa para o futuro), engloba a percepção de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

O setor de serviços, que inclui os negócios de alimentação fora do lar, foi o que registrou a maior alta, de 1,5 ponto, alcançando 91,9 pontos no total.

Impacto no setor de alimentação fora do lar

A confiança empresarial é um termômetro importante para o segmento, e também pode ser percebido por meio de outras evidências, como repasse da inflação e situação financeira.

Pesquisa de maio da Abrasel indicou que 40% dos empreendedores registraram lucro (crescimento de dois pontos percentuais em relação ao mês anterior). Quanto ao repasse de custos, o IPCA de maio registrou que, nos últimos 12 meses, a inflação da alimentação fora do domicílio teve alta de 7,61% - acima do índice geral, que cresceu 5,53%. Ambos os dados reforçam a confiança dos empreendedores, amparados pelo aumento da movimentação nas casas.

Ainda que o preço dos insumos e a escassez de mão de obra qualificada representem desafios para a operação de bares e restaurantes, a alta no ICE reflete uma percepção mais positiva dos empresários sobre o momento atual e as expectativas futuras.

“O setor tem conseguido se recuperar aos poucos, mesmo diante de desafios. Temos avançado recentemente na recomposição de preços, essencial para equilibrar os custos. O atual cenário de pleno emprego e da própria confiança dos consumidores, também estimulam os empreendedores a investirem em seus negócios”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

No mês de junho, a tendência é que esse otimismo seja fortalecido pela campanha da Semana dos Namorados, que amplia as oportunidades de aumento na receita em uma data que tradicionalmente já é de melhor movimento para bares e restaurantes.

“Oferecer uma experiência diferenciada para que casais comemorem a data por mais tempo, potencializa a importância desse momento e pode impulsionar o faturamento dos negócios. Essa é uma vantagem significativa para melhorar a margem de lucro dos estabelecimentos e trazer um novo fôlego para os empresários”, acrescenta Solmucci.

Para apoiar bares e restaurantes a explorarem o potencial da data por meio da campanha “Semana dos Namorados”, a Abrasel disponibilizou uma cartilha gratuita com orientações, que incluem desde a capacitação de funcionários à ambientação do estabelecimento.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Café moído dispara nos supermercados, mas restaurantes seguram preço

Food trucks se consolidam como alternativa promissora no setor de alimentação fora do lar

Comentários

Últimas Notícias

Pix automático traz mais agilidade e controle financeiro para bares e restaurantes

Vendas em bares e restaurantes crescem 1% em maio, segundo Índice Abrasel-Stone

Café moído dispara nos supermercados, mas restaurantes seguram preço

Food trucks se consolidam como alternativa promissora no setor de alimentação fora do lar

Plataformas digitais são aliadas de bares e restaurantes na comunicação com clientes

Festas de São João impulsionam faturamento do setor em 2025

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados