Tecnologia aplicada à rotina dos negócios será tema central em palestras com especialistas e empreendedores no 37º Congresso Abrasel

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no setor de alimentação fora do lar e será um dos temas de destaque no 37º Congresso Abrasel, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, com transmissão online gratuita. As inscrições já estão abertas no site oficial do evento.
Com aplicações práticas para aumentar as vendas, reduzir desperdícios e melhorar o atendimento, a IA já transforma a rotina de bares e restaurantes em todo o país. O evento reunirá especialistas em tecnologia e gestão, que apresentarão experiências reais e acessíveis para negócios de todos os tamanhos.
IA na AFL: eficiência, personalização e decisões inteligentes
Com mais de três décadas de experiência no setor de mídias e inovação, Aline Sordili mostrará como a inteligência artificial pode ser incorporada ao dia a dia do setor de alimentação fora do lar com foco em eficiência operacional e personalização da experiência do cliente.
“A inteligência artificial virou ingrediente-chave nos bares e restaurantes: entrega eficiência, personalização em tempo real e decisões inteligentes, do cardápio à cozinha, do estoque ao cliente”, afirma Aline.
“Mas a grande revolução silenciosa está na gestão: IA preditiva que analisa histórico de vendas, clima e até eventos locais para otimizar compras e reduzir perdas. É uma virada de chave para quem precisa de controle e margem.”, completa.
Inteligência artificial para aumentar vendas no setor de alimentação
A palestra ministrada Matheus Mason, fundador da startup Chef.AI, e Gabriel Pinheiro, diretor executivo da Abrasel em São Paulo, a palestra traz um caso prático de uso da IA em campanhas de vendas no restaurante Benedito, com resultados concretos na atração e retenção de clientes.
Matheus Mason destaca o uso de inteligência artificial no atendimento digital e explora o caso de seu restaurante. “A IA responde de forma natural em canais como WhatsApp e redes sociais. Quando necessário, transfere para o atendimento humano, o cliente muitas vezes nem percebe que está interagindo com uma tecnologia”, explica.
Gabriel Pinheiro, por sua vez, comenta, “Enquanto muita gente ainda teme a IA, outros já estão usando para sair do aperto, vender mais e errar menos. A diferença entre quem lidera e quem fica para trás começa a ficar evidente”.
A palestra reforça como a inteligência artificial em bares e restaurantes pode ser uma aliada poderosa para pequenos e médios empreendedores, ao automatizar tarefas e gerar insights valiosos para a tomada de decisão.
Inscrições abertas para o 37º Congresso Abrasel
Essa edição do Congresso Abrasel será dedicada ao tema “Conexões essenciais” e trará uma programação com 20 palestras. Os conteúdos vão abordar assuntos como uso da inteligência artificial, novas formas de gestão, sustentabilidade, comportamento do consumidor e presença digital. Todo o conteúdo será transmitido online e de forma gratuita para interessados em qualquer parte do país.
Empreendedores e profissionais que estiverem em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, poderão participar presencialmente do evento e ainda visitar a feira Origem Brasil, com destaque para degustações de vinhos e produtos regionais. As inscrições já estão disponíveis no site congressoabrasel.com.br.
Serviço:
37º Congresso Nacional Abrasel
13 e 14 de agosto
Inscrições: congressoabrasel.com.br
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio cota ouro: 99 Food, Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola Brasil, Diageo, Getnet, Heineken, Ifood, Philipe Morris Brasil, Picpay, Pluxee, Rappi, Sebrae, Stone, Ticket, Caixa
Patrocínio cota bronze: Friboi e Seara
Apoio: ABBT, Barilla, Nogueira Brinquedos, Rational, Reutiliza Já, Swith Sales, Totvs, UNECS, Voxline
Parceria de mídia: B&R, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa
Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!