abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

“Comer em restaurantes e bares segue mais atrativo”, afirma Abrasel

  • PUBLICADO EM: 13/03/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Nos últimos 12 meses, inflação na alimentação fora do lar apresentou variação de 8,04%, contra alta de 10,51% na alimentação dentro de casa

“Comer fora de casa segue mais atrativo. Temos testemunhado um esforço hercúleo do setor em segurar o aumento dos cardápios, principalmente considerando que, nos últimos 12 meses, houve alta de 9,84% no preço dos alimentos e bebidas", destaca o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci. Foto: @xapurirestaurante

O IPCA divulgado pelo IBGE na última sexta-feira (10) mostrou que, em fevereiro, a inflação nos bares e restaurantes (0,50%) ficou abaixo do índice médio (0,84%). No mês, o indicador da alimentação dentro do lar (0,04%) ficou menor, mas, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor performou melhor, somando 8,04% contra aumento de 10,51% nas refeições feitas em casa.

“Comer fora de casa segue mais atrativo. Temos testemunhado um esforço hercúleo do setor em segurar o aumento dos cardápios, principalmente considerando que, nos últimos 12 meses, houve alta de 9,84% no preço dos alimentos e bebidas, destaca o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

"Houve um ganho de produtividade significativo nos últimos anos, mas não é suficiente para segurar o reajuste nos bares e restaurantes, que estão fazendo um exercício difícil de enxugar custos. Essa situação está ficando insustentável e conseguimos perceber pelo número de empresas fazendo prejuízo (23%), que voltou a aumentar”, completa Solmucci.

Para ele, é preciso garantir a esses negócios e aos milhões de trabalhadores que neles atuam o direito de continuar existindo. “Precisamos de ajuda, com urgência. A questão do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) precisa ser resolvida, por exemplo. O governo pode e deve apoiar nosso setor”, reforça.

Resultados

Em fevereiro, as refeições (0,38%) apresentaram elevação pouco menor em comparação aos lanches (0,57%) no setor de alimentação fora do lar. No acumulado de 12 meses, a diferença quase dobra, com os lanches (11,97%) bem acima das refeições (6,18%).

Os insumos, em maioria, sofreram aumento no último mês, como o arroz (1,91%), o feijão carioca (1,23%) e a cenoura (19,52%). Entre os que sofreram deflações mais significativas, estão limão (-14,93%) e a batata inglesa (-11,57%).

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados