abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Brasil ganha mais dois restaurantes com duas estrelas no Guia Michelin

  • PUBLICADO EM: 29/09/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Os restaurantes Ryo e Oteque melhoraram a avaliação; apenas estabelecimentos de São Paulo e Rio de Janeiro são avaliados

Zeitaku don, um dos destaques do restaurante Ryo. Foto: reprodução Instagram


Um dos principais guias de restaurantes do mundo, o francês Michelin anunciou nesta sexta (25) a sua edição 2020 no Brasil em evento adaptado para o novo normal dos tempos de pandemia: com uma live transmitida no YouTube.

O evento virtual conectou Brasil e França, com a apresentadora Didi Wagner fazendo os anúncios do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, junto a Gwendal Poullennec, o diretor internacional da publicação, de Paris.

Até a conhecida capa vermelha da brochura ficou no passado. Neste ano, a publicação ficará disponível exclusivamente no aplicativo do Guia Michelin Brasil, disponível gratuitamente para Android e iOS. O Brasil é o único país da América Latina coberto pelo Michelin, que avalia restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nenhum endereço novo foi incluído na constelação de estrelas do Michelin brasileiro -o que não quer dizer que não houve novidade. Os restaurantes Ryo, em São Paulo, e o Oteque, do Rio de Janeiro, melhoraram a avaliação e ostentam, agora, duas estrelas. O país segue sem ter um esperado representante com a classificação máxima, três. No total, o Brasil reúne 14 endereços estrelados; nove com uma e quatro com duas.

Três negócios saíram da publicação, o paulistano Tangará Jean-Georges e o carioca Olympe, que tinham uma estrela até 2019. O Tuju, duas estrelas, também caiu do Michelin -a casa está com as portas fechadas até 2022.

Já a categoria Bib Gourmand, que elege estabelecimentos de "excelente relação qualidade/preço", lista, agora, 39 opções -dez delas, novas.

Do Rio de Janeiro, são novidades o Didier e o Maria e o Boi. Das casas paulistanas, entraram AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º Andar, Nit e Più Iguatemi. Saíram da seleção os paulistanos Jiquitaia e La Peruana, além do carioca Pomodorino. Os dois últimos encerraram as atividades. O Jiquitaia, por sua vez, mudou de endereço em agosto -saiu da região do Baixo Augusta e se mudou para o Paraíso.

Em 2019, os destaques foram os cariocas Oteque e Cipriani, além do paulistano Evvai, que conquistaram a primeira estrela no Guia. Também houveram duas baixas nesse ano, com os restaurantes Fasano e Dalva e Dito, ambos de São Paulo, que deixaram a lista.

Para fazer a avaliação, os inspetores do guia visitam anonimamente as casas, avaliando receitas com base em cinco critérios. São eles: qualidade do ingrediente, personalidade da cozinha, técnicas de cozimento e harmonia de sabores, custo-benefício e regularidade.

No evento de anúncio da seleção de 2020, a apresentadora Didi Wagner afirmou que as visitas para avaliação foram feitas antes da pandemia.

As cotações podem ser três estrelas (cozinha excepcional), duas estrelas (excelente) e uma estrela (requintada). Além disso, os endereços também podem ser destacados como Bib Gourmand (excelente relação qualidade/preço) e o Prato Michelin (cozinhas de qualidade a preços moderados).

O guia foi criado pelos irmãos Edouard e André Michelin em 1900, na França, com informações de onde abastecer e consertar o carro, onde comer e se hospedar. A edição brasileira é a primeira -e única- da América do Sul.

DESTAQUES NO BRASIL

Duas estrelas
Oteque (RJ) - novo
Ryo (SP) - novo
D.O.M. (SP)
Oro (RJ)

Uma estrela
Cipriani (RJ)
Evvai (SP)
Huto (SP)
Jun Sakamoto (SP)
Kan Suke (SP)
Kinoshita (SP)
Lasai (RJ)
Maní (SP)
Mee (RJ)
Picchi (SP)

Perderam a estrela
Kosushi (SP)
Olympe (RJ)
Tangará Jean-Georges (SP)

Novos Bib Gourmand (bom e barato)
AE! Cozinha (SP)
Ama.zo (SP)
Banzeiro (SP)
Cepa (SP)
Charco (SP)
Didier (RJ)
Kith 2º Andar (SP)
Maria e o Boi (RJ)
Nit (SP)
Più Iguatemi (SP)

Também integram essa categoria endereços como A Casa do Porco (SP) , Artigiano (RJ), Arturito (SP), Manioca (SP), Komah (SP), Lilia (RJ), Mocotó (SP), Pici Trattoria (RJ) e Tordesilhas (SP). Saíram da lista os restaurantes paulistanos Jiquitaia e La Peruana, alén do carioca Pomodorino. Os dois últimos fecharam.

Notícias Relacionadas

Tecnologia, experiência do cliente e gestão em foco: o primeiro dia do Fórum B&R

Em parceria com a Abrasel, Pluxee lança nova edição de programa para empreendedoras

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Semana de Alimentação Fora do Lar destaca IA como aliada da produtividade no setor

Comentários

Últimas Notícias

Tecnologia, experiência do cliente e gestão em foco: o primeiro dia do Fórum B&R

Em parceria com a Abrasel, Pluxee lança nova edição de programa para empreendedoras

Abrasel lança canal oficial no WhatsApp

Semana de Alimentação Fora do Lar destaca IA como aliada da produtividade no setor

Começa hoje (26) a Semana da Alimentação Fora do Lar

82% dos bares esperam faturar mais nesse Dia dos Namorados do que no do ano passado

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados