abrasel



Uma manifestação pacífica com o objetivo de apresentar um plano de retomada das atividades do comércio de Belo Horizonte será realizada nesta quarta feira (22), de 14h30 às 17h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital. O ato público, intitulado “Que dia BH volta?”, é organizado pela Abrasel e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A expetativa é reunir no local 500 pessoas, entre representantes e trabalhadores dos dois setores e movimentos sociais.

Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o plano que será apresentado durante o encontro é amplamente seguro e será submetido à aprovação da Prefeitura de Belo Horizonte. “Acreditamos que o único caminho possível para superarmos essa crise se dará por meio de um grande pacto social entre as entidades, sociedade civil e PBH.” O que não é possível, conforme destaca Solmucci, é o comércio permanecer fechado sem, pelo menos, um cronograma seguro para a retomada. “Em Madri (Espanha), o setor de alimentação fora do lar ficou 69 dias sem funcionar. Já em Milão (Itália), que foi o epicentro da Covid-19 na Europa, este mesmo segmento permaneceu inoperante por 56 dias. Nós somos a única capital do Brasil que estamos completando 125 dias com nossos bares e restaurantes fechados. Neste período já tivemos três mil negócios fechados na cidade e 22 mil empregos perdidos, recordes que não queríamos carregar.”

Ainda de acordo com o presidente da Abrasel, a entidade não busca a reabertura de forma imediata. “Entendemos que ela [a reabertura] está atrelada ao avanço do vírus na cidade e à ocupação dos leitos públicos. O nosso único pedido é um plano para a retomada discutido com a sociedade. Sempre estivemos dispostos a dialogar com a prefeitura e esperamos que ela apresentasse um plano de retorno das atividades com os indicadores necessários para tal. Como esse diálogo, infelizmente, não acontece, tomamos a iniciativa de apresentar nosso próprio cronograma”.

Serviço
Manifestação pacífica – “Que dia BH volta?”
Ato público organizado por Abrasel e CDL-BH
Quando: 22 de julho, quarta-feira, de 14h30 às 17h
Local: Praça da Liberdade

Comentários