abrasel

Promovido pela Abrasel no Rio Grande do Norte, este ano a festa acontece de 17 de outubro a 3 de novembro

A Festa do Camarão está chegando à sua 6ª edição, consagrando o camarão como estrela principal do evento. Tradicional ingrediente e parte da cultura potiguar, o camarão é também protagonista no cardápio dos mais tradicionais restaurantes de Natal.

O evento este ano será realizado de 17 de outubro a 3 de novembro, em duas etapas: durante esse período, dentro de cada restaurante participante, e no novo Centro de Convenções de Natal, ponto alto da programação, nos dias 24, 25 e 26/10, das 18h às 24h.

Durante os 18 dias da Festa do Camarão, os restaurantes oferecem em suas casas pratos inéditos a preços promocionais, com ampla divulgação, tanto em peças gráficas, como através da equipe de atendimento dos estabelecimentos.

Na etapa do Centro de Convenções, os mesmos restaurantes montam suas logísticas e operações, e comercializam suas criações junto ao grande público, ao preço de R$ 15,00, em menu degustação. Haverá uma grande estrutura, com praça de alimentação, palco para apresentações musicais, palestras, cozinha show, estandes de artesanato local e feira de negócios.

Representatividade e cultura

Cada cidade tem uma comida que a representa, um símbolo de sua gastronomia para o restante do País, que a diferencia e enaltece. Assim como o Tutu e o Frango com Quiabo estão para Minas Gerais, o Churrasco para o Rio Grande do Sul, o Arroz de Cuxá está para o Maranhão, podemos afirmar que o camarão é a cara de Natal.

Mais que uma simples referência, comer camarão é uma tradição herdada da grande tribo tupi dos potiguares, ou potiguaras, que na língua nativa significa “comedor de camarão” (Poti = “camarão” + guar = “comedor”).

O presidente da Abrasel, Artur Fontes, explica que os 30 restaurantes participantes elaboram receitas com camarão que são vendidos por um valor promocional durante o evento. Artur também ressalta os resultados positivos da Festa nos últimos anos: "Conseguimos movimentar bem as vendas para os restaurantes, principalmente nos três dias no Centro de Convenções. Sempre foi nosso sonho nacionalizar esse evento e esse ano, pela primeira vez, estamos fazendo um plano de divulgação forte para outras cidades do Brasil

A Festa do Camarão busca a consolidação como celebração-símbolo da cidade de Natal, assim como a Chocofest em Gramado (RS), Festival Folclórico de Parintins (AM), Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), ou até mesmo o carnaval em cidades como Salvador (BA), Recife e Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. Difícil desassociar essas cidades dessas festas temáticas. Esse é o propósito; fazer de Natal destino certo para turistas e apreciadores do camarão; uma data para encontros e degustação no calendário oficial de eventos da cidade.

SERVIÇO:
6ª Festa do Camarão
De 17 de outubro a 3 de novembro, nos restaurantes participantes
Dias 24, 25 e 26/10, das 18h às 24h, no Centro de Convenções

Comentários