abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

37º Congresso Abrasel traz palestras focadas no fortalecimento do setor de alimentação fora do lar

  • PUBLICADO EM: 13/08/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Primeira manhã de palestras inaugura evento com forte time de especialistas

Foto: Jhonnie Melo

Na manhã desta quarta-feira (13), a primeira rodada de palestras do Congresso Abrasel elevou as expectativas para as próximas apresentações no evento.

Presencialmente, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, ou online por todo o Brasil, o público pode acompanhar um time de peso, composto por grandes nomes do mercado, que abordaram uma variedade de conteúdos de grande relevância para o presente e a construção do futuro do setor alimentação fora do lar.

Marcas com DNA forte: o segredo dos bares que viram referência

A palestra de Mauricio Giamellaro, presidente do Grupo Heineken no Brasil, abriu o evento. A apresentação destacou a importância de construir marcas com propósito, coragem e consistência. Giamellaro compartilhou a trajetória da Heineken no Brasil, enfatizando como a marca se transformou ao apostar na qualidade do produto, na escuta ativa do público e em campanhas que dialogam com a realidade dos consumidores.

Ele reforçou que valores como respeito, cuidado e ter as pessoas no centro das decisões são elementos fundamentais para criar conexões genuínas com o público. Além disso, a palestra abordou a importância do compromisso com a sustentabilidade. No caso da marca, isso se materiliza por meio de inciativas como a “Spin”, focada na circularidade de embalagens, agricultura regenerativa e uso de energia renovável.

O que o Google já sabe sobre o futuro dos bares e restaurantes

Diretor de parcerias do Google na América Latina, Leandro Esposito trouxe dados sobre o comportamento digital dos brasileiros, destacando que o país tem uma média de 10 horas diárias de conexão muito acima da média global.

Ele ressaltou a importância de manter o Perfil da Empresa no Google bem estruturado, pois isso aumenta significativamente a chance de o estabelecimento ser encontrado e escolhido pelos consumidores, especialmente em um cenário onde 1 em 4 pesquisas do Google Lens direcionam para compra, e metade das buscas por restaurantes resultam em decisões imediatas.

A palestra também apresentou quatro ferramentas de inteligência artificial do Google que podem transformar a forma como bares e restaurantes se comunicam e operam:

  • • A IA que estrutura cardápios a partir de fotos,

  • • O Gemini para geração de textos e insights,

  • • O NotebookLM para análise de grandes volumes de dados,

  • • Veo 3, capaz de transformar fotos em vídeos animados.

Esposito anunciou que no Conexão Abrasel haverá cursos e conteúdos voltados ao uso dessas ferramentas, reforçando que a tecnologia é uma aliada poderosa para quem deseja se destacar no setor de alimentação fora do lar.

Como o Outback evolui a gestão sem perder a essência

Pierre Berenstein é CEO da Bold Hospitality Company, empresa que gerencia a operação do Outback no Brasil. Em sua palestra, ele destacou que o sucesso do Outback está na valorização das pessoas e na cultura da hospitalidade. Mesmo com quase 28 anos no Brasil, a marca mantém o foco em oferecer experiências marcantes, apostando no básico bem feito e na correção ágil de erros como forma de fidelizar clientes.

A inovação também faz parte da evolução da gestão, como a implementação do modelo de sócio operador. Para Pierre, criar experiências marcantes e manter a essência da marca são pilares que sustentam o crescimento contínuo do Outback.

Os bares e restaurantes como protagonistas de uma cidade melhor para se viver

Silvio Barros, prefeito de Maringá (PR), destacou o papel dos bares e restaurantes na construção de cidades mais sustentáveis e acolhedoras, especialmente quando adotam práticas socioambientais claras , algo valorizado por 74% dos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da Nielsem.

A palestra também reforçou a importância do envolvimento entre a sociedade civil organizada, o setor privado e o poder público para o sucesso do planejamento estratégico das cidades e trouxe exemplos de inovação e sustentabilidade, como hortas comunitárias com PANCs.

Mais unidades, mesma essência: o segredo das marcas que crescem com coerência

O chef e empresário Fabrício Lemos compartilhou elementos que marcaram o sucesso da trejetória do Grupo Origem, com forte destaque para o foco em pessoas. “É essencial manter a qualidade e isso passa pelo cuidado com as pessoas. Empresas de sucesso são construídas coletivamente”, afirmou.

Segundo ele, o crescimento do grupo se baseia em raízes sólidas, que passam pelo fortalecimento da equipe, pela atenção à saúde mental dos colaboradores e na definição de lideranças sólidas e qualificadas. A palestra também reforçou a importância da capacitação, do uso das redes sociais para fortalecimento do branding e da relação com o cliente, e da observação constante dos movimentos do mercado.

Serviço:

37º Congresso Nacional Abrasel

13 e 14 de agosto

Inscrições: congressoabrasel.com.br

Realização: Abrasel e Mundo Mesa

Patrocínio ouro: 99 Food, Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola Brasil, Diageo, Getnet, Heineken, iFood, Philip Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Rappi, Sebrae, Stone, Ticket, Caixa

Patrocínio bronze: Friboi e Seara

Apoio: ABBT, Barilla, Nogueira Brinquedos, Rational, Reutiliza Já, Swith Sales, Totvs, UNECS, Voxline

Parceria de mídia: B&R, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa

Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Notícias Relacionadas

Segundo dia de Congresso Abrasel reforça o valor da saúde mental no trabalho

Abrasel defende concorrência livre e justa

37º Congresso Abrasel destaca inovação, IA e estratégias de gestão na tarde do segundo dia

Abertura do 37º Congresso Abrasel debate essencialidade dos bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Segundo dia de Congresso Abrasel reforça o valor da saúde mental no trabalho

Abrasel defende concorrência livre e justa

37º Congresso Abrasel destaca inovação, IA e estratégias de gestão na tarde do segundo dia

Abertura do 37º Congresso Abrasel debate essencialidade dos bares e restaurantes

37º Congresso Abrasel encerra primeiro dia com palestras sobre gestão de equipes, IA e mais

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados