O evento que abriu oficialmente o 43º Encontro Nacional da Abrasel reuniu cerca de 500 convidados em Goiânia, em uma noite marcada pela celebração da gastronomia, pelo fortalecimento do setor e pelo anúncio de importantes iniciativas nacionais e regionais.
O presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira, um dos fundadores da entidade em Goiás destacou a força do encontro. “Estamos recebendo presidentes de todas as seccionais da Abrasel para discutir o futuro da entidade e, ao mesmo tempo, celebrando com os associados e apresentando o programa Goiânia, Capital da Boa Mesa. Queremos divulgar nossa cidade de forma diferente e atrair turistas do mundo inteiro para conhecer a nossa deliciosa gastronomia”, afirmou.
O presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos, apresentou a nova marca da Abrasel, lançada sob o conceito “Uma nova marca para um novo tempo”. “Com 40 anos de história, a Abrasel evolui e apresenta uma identidade que representa um ecossistema completo, que conecta pessoas, soluções e oportunidades em todo o Brasil. É uma marca mais próxima, mais diversa e cheia de cores, refletindo quem somos hoje. Esta noite é para confraternizar, fortalecer nossa rede e mostrar a representatividade da Abrasel, presente em mais de mil municípios e com mais de 30 mil associados”, destacou.
O presidente Executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, reforçou o caráter estratégico do encontro. “Estamos traçando aqui o futuro para os próximos cinco anos, com troca, colaboração e planejamento profundo. Teremos cursos e oficinas com algumas das melhores contribuições do país, tudo isso somado à recepção calorosa dos goianos, que é única”, afirmou.
A presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Rosane Oliveira, também enfatizou a força da entidade: “A conexão da Abrasel transforma. Estamos construindo o sexto planejamento estratégico da entidade, um feito que nenhuma outra organização possui. Trabalhamos com propósito, robustez e visão de futuro.”
A noite também marcou o lançamento do programa Goiânia, Capital da Boa Mesa, iniciativa inspirada em modelos de sucesso do Peru e da Espanha e que consolida a cidade como referência gastronômica no Brasil. O projeto valoriza os sabores tradicionais e a diversidade cultural goiana, da comida típica à alta gastronomia, e reforça o potencial da culinária como vetor de desenvolvimento econômico, capaz de impulsionar toda a cadeia produtiva, atrair turistas e fortalecer a identidade local.
Autoridades presentes destacaram o impacto da gastronomia na economia e no turismo. Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado da Retomada, César Moura, ressaltou que a parceria com a Abrasel gera crescimento, emprego e renda. O deputado estadual Virmondes Cruvinel reforçou a importância da capacitação promovida pela entidade, enquanto o vereador Anselmo Pereira apresentou o Projeto de Lei que declara Goiânia como Capital da Boa Mesa. O prefeito Sandro Mabel celebrou a escolha da cidade para sediar o encontro e destacou a qualidade dos estabelecimentos locais. “Goiânia é receptiva, atrai turistas e novos moradores, e a Abrasel e o Sindibares se destacam ao oferecer os melhores restaurantes e bares.”
Durante os dias de Encontro Nacional presidente regionais e seccionais, além de lideres e executivos da Abrasel participam de uma ampla programação, onde será feito o planejamento estratégico entre outras decisões para o futuro da entidade e do setor.
O evento contou com patrocínio nacional de Ambev, BAT, GetNet, iFood, Pluxee, Sebrae, Caixa e Governo do Brasil, e patrocínio regional de 99 Food, Afonso e Lorenço Advogados, BM2, Chef.ai, Empório das Cozinhas, Politi Academy, Serena Energia, Sesc, Fecomércio, Senac, Sesc Med, Siembra, Tramontina Hospitality e Grupo Regra.