abrasel

Impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças tributárias e novas políticas de trabalho, o segmento ingressa em uma fase de expansão e desenvolvimento sem precedentes. Foto: Freeimages


O setor alimentação fora do lar, constituído por extenso leque de estabelecimentos em que sobretudo se despontam os bares e restaurantes, a partir deste primeiro semestre de 2025 ingressará em longo e acentuado ciclo de um desenvolvimento sem precedente histórico. Trata-se de um ponto de inflexão que vem sendo alavancado pela convergência destes quatro capítulos:

1) TRABALHO INTERMITENTE – No dia 23 de dezembro de 2024, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) unanimemente declarou que é inquestionável a constitucionalidade do “trabalho intermitente”, encerrando-se de uma vez por todas os questionamentos de algumas alas do movimento sindical.

2) NA REFORMA TRIBUTÁRIA, A ESSENCIALIDADE DO SETOR – No dia 20 de dezembro de 2024 o Congresso Nacional havia promulgado a emenda constitucional que redundou na reforma tributária. Nela, reconheceu-se o setor de bares e restaurantes como “essencial” ao país (a exemplo do que mundialmente ocorre, sobretudo no Hemisfério Norte). Desta forma, também no Brasil o setor passou a ser incluído em um diferenciado regime de tributação, com alíquota reduzida.

3) O MOVIMENTO EM PROL DA DESONERAÇÃO DA FOLHA SALARIAL – No fim de 2024, a Abrasel lançou seu Plano de Restauração do Setor de Bares e Restaurantes, baseado em um estudo inédito realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre as medidas propostas está a aplicação da desoneração do primeiro salário no setor, como um projeto- piloto a ser monitorado. Depois de comprovado o seu sucesso, naturalmente se tornará extensível a outros segmentos da economia. A desoneração do primeiro salário, junto com o fortalecimento do trabalho intermitente, abriria espaço para se voltar a discutir no setor a diminuição da escala 6x1 (seis dias de trabalho e um de descanso).

4) OS NEGÓCIOS IMPULSIONADOS PELA TECNOLOGIA – A Abrasel vem difundindo nacionalmente uma gestão dos negócios da alimentação fora do lar que equilibre exponenciais ganhos de produtividade com os atendimentos à clientela. Os negócios assim se tornam ainda mais rentáveis, eficazes, atenciosos e humanos. Esse expressivo salto qualitativo vem se irradiando cada vez mais em um universo de 1,4 milhão de estabelecimentos do setor, dos quais 870 mil são de microempreendedores individuais. Seja qual for o porte do estabelecimento, como ponto de partida recomenda-se o uso da tecnologia. Por isso, no começo de 2025, lançou-se o Conexão Abrasel, que é um ambiente com diversas soluções online para ajudar o empreendedor em todos os estágios de sua jornada. Isto é: da abertura do negócio à sequência dos cotidianos desafios gerenciais.

Estes quatro posicionamentos vêm sendo ainda mais difundidos nos nove eventos anuais que a Abrasel realiza nacionalmente. Promovem-se, também, inúmeros encontros regionais e locais, a cargo de suas seccionais. Além destas sucessivas grandes reuniões, a Abrasel está inserida em um evento internacional voltado ao relacionamento com os “stakeholders” globais, aos avanços tecnológicos e às novidades na gestão dos negócios. Anualmente, o mundo Abrasel desloca-se para Chicago, onde se realiza a NRA Show, que é uma das maiores feiras globais do setor da alimentação. Em 2004, o U.S. Commercial Service (CS), organismo do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, designou a Abrasel como permanente organizadora da missão oficial brasileira a essa imensa feira que dura quatro dias.

Neste ano de 2025, apenas uma semana depois do encerramento da NRA Show, em Chicago, a direção e os associados da Abrasel estarão desembarcando na cidade de São Paulo, onde então, de 27 e 30 de maio, se realizará a Fispal Food Service, a maior feira anual de alimentos e bebidas da América Latina, que vem sendo promovida há 40 anos. A direção, os associados e convidados da Abrasel, além de estarem presentes na Fispal, frequentam um evento paralelo, intitulado “Semana da Alimentação Fora do Lar”, organizado pela Abrasel. Entre outras atividades da Semana da Alimentação Fora do Lar, destaca-se o Fórum Bares & Restaurantes, com diversos painéis e apresentações sobre a gestão do setor.

Comentários