Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

O Tucupi produzido pela startup paraense Manioca (@maniocabrasil) recebeu o prêmio Sirha Innovation Awards 2021, prêmio de inovação em alimentos da Sirha Lyon, um dos mais importantes eventos da alta gastronomia do mundo.

O prêmio é um reconhecimento a produtos alimentícios e equipamentos inovadores em 5 áreas: Bem-estar, Consciência, Territorialidade, Experiência e Funcional e este ano foi marcado pela aceleração das inovações “responsáveis” com uma dinâmica de novos produtos presentes no território da Consciência, no qual o Tucupi se encontra. O evento, que acontece na França, é referência mundial em Food Service e hotelaria e considerado um dos mais importantes do mundo da alta gastronomia.

O resultado foi anunciado no último dia 2 de setembro. A Manioca venceu na categoria produtosbebidas-ingredientes ao lado de grandes marcas francesas como Pernord Ricard, Valrhona e St Michel Biscuits. Um total de 197 empresas, de todo o mundo, nos ramos de alimentos e equipamentos concorreram à premiação. Destas, apenas 12 foram premiadas.

As preparações com Tucupi Manioca apresentadas ao júri, formado por 20 especialistas em Food Service, foram desenvolvidas pela Chef brasileira Ana Luiza Trajano e apresentadas pela Thais dos Santos, da empresa francesa Du Brésil Au Monde, distribuidora exclusiva da Manioca na França.

Entre elas estavam biscoito de polvilho com redução de Tucupi, servido com chantilly salgado de Tucupi e Tucupi reduzido, além de brigadeiro de chocolate branco com Tucupi. Todas foram sucesso entre os jurados.

O Tucupi é um tempero ancestral amazônico, de origem indígena, feito a partir da fermentação do caldo extraído da mandioca brava amarela, temperado com chicória do Pará, alfavaca, alho e sal. Tem um sabor único e cheio de umami e é talvez o ingrediente mais emblemático da culinária amazônica, que pode ser utilizado como tempero em qualquer receita.

100% natural e vegetal, o Tucupi da Manioca é o primeiro que pode ser comercializado e armazenado sem precisar de refrigeração, mantendo todas as suas propriedades sensoriais e segurança alimentar, uma inovação feita pela empresa, depois de anos de pesquisa, sem adição de nenhum aditivo ou conservante, apenas pelo desenvolvimento de um processo tecnológico específico.

Comentários