Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

O desejo de investir no próprio negócio, trabalhando com o que ama e tem afinidade, é o sonho de parte da população brasileira. Nas favelas, o empreendedorismo é rotina.

Entre os empreendimentos nas periferias, o setor de alimentação é o que tem a maior parte, com 15% dos negócios. Foto: @bar_dodavid

Para apoiar a jornada de crescimento dos negócios dentro das favelas, a Abrasel tem investido em núcleos nestes territórios. Atualmente, a entidade já está presente em seis favelas: Dendê (Fortaleza/CE), Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP), núcleo mais recente cuja inauguração foi oficializada durante a Semana de Alimentação Fora do Lar, em junho de 2024.

Campo Limpo e seu potencial empreendedor

É no território do Campo Limpo que a Abrasel fundou o seu primeiro núcleo em favelas de São Paulo, sob a coordenação de Rodrigo Sanches, empreendedor local. Morador do Campo Limpo, Rodrigo é o responsável pela gestão do restaurante Tia Cida, empreendimento fundado pelos pais do jovem, e responsável por despertar nele o interesse pela gastronomia e pelo setor de bares e restaurantes.

Os caminhos de Rodrigo e da Abrasel se cruzaram por meio do projeto Arrastão, realizado em Campo Limpo cujo foco é capacitar empreendedores do setor em gestão e gastronomia.

Com a chegada do núcleo da Abrasel no Campo Limpo, já estão previstas uma série de ações para facilitar o empreendedorismo na comunidade, como a capacitação dos empresários em gestão financeira e gestão de pessoas.

Conhecimento como chave

Acsa Santos é gerente do restaurante Olives Gastronomia, fundado por seus pais. Com a experiência de chef de sua mãe, Silene, e o apoio de toda a família, o estabelecimento iniciou as atividades em um período difícil: durante a pandemia.

Hoje, o Olives Gastronomia é um dos associados do núcleo da Abrasel no Campo Limpo. Acsa já havia ouvido falar da Abrasel anteriormente, mas a chegada da Associação na comunidade trouxe uma nova visão para a empreendedora sobre o trabalho desenvolvido.

Ainda segundo Acsa, um ponto desafiador para quem empreende e mora na periferia é a falta de visibilidade e apoio. Com o trabalho da Abrasel no núcleo, novas oportunidades começam a surgir.

“A Abrasel, sendo uma potência no setor, nos dá visibilidade e autoridade, permitindo alcançar patamares que antes eram inalcançáveis. Tenho plena consciência da importância da Abrasel para o nosso setor e das oportunidades que isso traz para os empreendimentos, como a de adquirir conhecimento, algo que nos falta e que é muito importante”, finaliza Acsa.

*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes

Comentários