O evento acontece em Manaus com palestras, aulas de gastronomia e feira de negócios

Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (21), a quarta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA. O evento é realizado pela Abrasel no Amazonas, em formato presencial, reunindo chefs, jornalistas e profissionais da gastronomia das cinco regiões do Brasil e representantes internacionais, que participam de palestras, aulas de gastronomia e uma feira de negócio no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O evento obedece aos protocolos sanitários de segurança indicados no município e a entrada é gratuita tendo apenas que fazer um credenciamento pelo link: https://figa2021.com.br/

A Figa tem o intuito de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia, o idealizador deste grande evento foi o empresário, Mário Valle, dono do Tambaqui de Banda e desde 2015, este projeto vem sendo realizado pela Abrasel.

O espaço é dividido em três ambientes: o Salão do Comer, o Salão do Saber e a feira de negócios. A feira traz 83 stands, com produtos e equipamentos para o setor de alimentação fora do lar e uma área de alimentação com os restaurantes da “Rota dos Chefs”, Soverteria Glacial, Delícias da Lu, Mays Sabor, JSK Burguer, Coqueiro Verde e Biergarten e ainda vai contar com a novidade de 13 municípios, Boa Vista do Ramos, Novo Airão, Iranduba, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, Manacapuru, Tefé, Parintins, Benjamin Constant, Tabatinga, Manaus e Humaitá, expondo manifestações culturais, folclóricas, gastronômicas, agronegócio e artesanato.

Conheça quem são os chefs convidados

A Amazônia este ano terá um grande destaque no evento com a presença dos chefs: Deocleciano Brito (AC); Solange Sussuarana (AP); Leonardo Modesto (PA), que participou do Mestre do Sabor; Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”; Diogo Sabião (RO), mais um participante do Mestre do Sabor.

Assim como também teremos a participação dos chefs internacionais Pedro Schiaffino do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, e é proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz em Lima; e Eduardo Martinez da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do Restaurante Mini-Mal "Cozinha Contemporânea surpreendentemente colombiano",localizado em Bogotá.

Ainda teremos o chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre pizza; Júlio Romario (PR), sobre coquetelaria; a chef Maria do Céu (AM), sobre tendências da alimentação; a chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena e os “Deuses”.

Como palestrantes estarão na FIGA o chef Wanderson Medeiros (AL), um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil; Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes; e o chef Gil Guimarães (DF) que vai falar sobre a Vera Pizza Napoletana; e de Roraima estará Wilson de Sousa do Açaí Gostoso e com os cases de sucesso, será o empresário Franco Andrade do restaurante Franco's Pizza e Gustavo Picanço do grupo Gusta Mais e finalizando com o workshop sobre segurança alimentar com o especialista Gabriel Oliveira e a barista Letizia Barros, falará sobre Cafés especiais.

Conheça a programação completa da FIGA no site: figa2021.com.br

Comentários