Os benefícios para a saúde associados à versatilidade deste ingrediente em pratos à base de vegetais, carnes, peixes e também sobremesas fazem com que o produto seja cada dia mais consumido no Brasil

Foto: Divulgação

Reza a história que o vinagre balsâmico era um artigo de luxo com o qual a aristocracia medieval se presenteava nas regiões de Modena e Reggio Emilia, na Itália, onde o produto teve origem.

No século 21, sem nunca ter perdido a nobreza, este ingrediente conquista cada vez mais o consumidor brasileiro comprovando uma versatilidade gastronômica que não se restringe ao tempero de saladas.

Este condimento refinado, de sabor agridoce, compõe uma infinidade de receitas em pratos à base de vegetais, carnes e peixes, incluindo as sobremesas.

Com sabor acentuado e de consistência mais densa, o vinagre balsâmico é produzido a partir da fermentação de uvas especiais e envelhecido em tonéis de carvalho. As substâncias antioxidantes que entram em sua composição trazem diversos benefícios para a saúde.

Estudos científicos atribuem ao vinagre balsâmico propriedades estimulantes que colaboram para a digestão. À semelhança do vinho, possui antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e reduzem os níveis de colesterol.

Este vinagre contém também flavonóides, substância associada à redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares.

Especialista em vinagres, Rodrigo Margoni observa que a qualidade do vinagre balsâmico tem relação direta com a matéria-prima utilizada em sua fabricação.

“Evidentemente, há processos específicos para a produção do balsâmico que devem ser rigorosamente respeitados, mas o uso de uvas selecionadas é o ponto de partida para um vinagre de qualidade superior”, afirma.

Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni diz que o mercado levou a empresa a se estruturar e adquirir equipamentos para a fabricação de vinagre balsâmico.

“Há uma demanda cada vez maior por este produto, que é um verdadeiro curinga na gastronomia devido a sua versatilidade de uso e benefícios nutricionais.

Por isso, investimos na produção do balsâmico Senhor Viccino, um produto de altíssima qualidade, que repousa pelo menos seis meses em barris, adquirindo notas acentuadas de carvalho europeu”, destaca.

Comentários