A partir de novembro, startup que facilita o acesso à energia limpa e mais barata, vai oferecer o serviço a mais de 95 mil estabelecimentos atendidos pela Ambev no estado

Foto: Paola Vespa

Energia limpa e economia com a conta de luz. A partir de novembro, a Lemon Energia, startup parceira da Z-Tech, hub de tecnologia da Ambev, vai oferecer o combo perfeito a mais de 95 mil estabelecimentos comerciais de Minas Gerais.

A startup, que já atua no estado desde 2020, passará a atender bares e restaurantes de 743 municípios. Quando somados, o potencial de economia pelos estabelecimentos pode chegar a R﹩ 7,6 milhões em ano.

A Lemon Energia facilita o acesso ao consumo de energia limpa, como a de fonte solar, sem necessidade de reformas ou investimentos por parte do comerciante, com garantia de economia na conta de luz. "Em 15 meses de operação já são mais de R﹩ 1 milhão economizados nas contas de luz de nossos clientes.

Estimamos triplicar este valor até o final de 2021. A expansão para todo o estado de Minas Gerais tem um papel muito relevante neste objetivo", afirma Rafael Vignoli, CEO da Lemon Energia.

Atualmente, a startup já atende mais de 1.500 clientes em todo país e, por facilitar o consumo de energia limpa, auxiliou na redução de emissão de mais de 780 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao trabalho mensal de mais de 23 mil árvores.

A Lemon Energia disponibiliza uma plataforma tecnológica que liga o produtor local de energia com pequenas e médias empresas regionais. A startup tem parceria com três fazendas geradoras de energia solar, cuja produção é distribuída pela Cemig. Atualmente, a Lemon tem contratada uma oferta de 23 MW para atender o estado.

"A fazenda geradora não precisa estar próxima ao comerciante, pois a energia gerada é injetada no sistema da Cemig, que fará a distribuição", explica.

Como funciona

O comerciante contrata o serviço pela Lemon Energia, que organiza toda a entrega e mediação entre cliente final-distribuidor-gerador.

"O dono do negócio não precisará instalar painéis solares ou fazer qualquer reforma estrutural. Na prática, ele alugará um número de painéis necessário para gerar energia para suas operações e economizará em sua conta de luz. O cliente economiza até duas contas de luz ao ano, porque a geração de energia limpa oferecida através da Lemon é mais barata.", explica Vignoli.

Todo o processo de adesão do cliente é online e nada burocrático. Basta o envio de uma foto ou arquivo da conta de luz para saber o quanto ao ano pode ser economizado nos gastos com energia.

Expansão

Para os clientes em Minas Gerais, onde a startup atua desde agosto de 2020, a adesão ao sistema da Lemon Energia significou uma economia em mais de R﹩ 870 mil nas contas de luz, além de evitar a emissão de mais de 664 toneladas de CO2. Além de MG, a empresa está presente em DF, PE e SP, pretendendo chegar a mais 17 estados brasileiros até o final de 2022.

Comentários