Na virada do ano, consultores e especialistas de todo o mundo elegem as novidades que prometem vingar no futuro próximo

Várias publicações apontam este ano como o ano dos cogumelos, como shitake e shimeji


Parte do trabalho de todo bom gestor do setor de alimentação fora do lar é antecipar tendências. Perceber de imediato novos gostos e necessidades dos clientes é vital para planejar investimentos e correções no restaurante. Muitas vezes, uma mudança significa novas oportunidades de negócios – em outras, pode trazer riscos à sustentabilidade do bar ou restaurante. Separamos abaixo cinco tendências que já pularam as sete ondinhas e entram com tudo em 2020.

Cogumelos
Não é viagem. Várias publicações apontam este ano como o ano dos cogumelos, como shitake e shimeji, mas não só. Além de rechear os cardápios com opções vegetarianas – o que já é uma exigência do mercado, os pratos à base de cogumelo têm um bom valor agregado e dão um ar sofisticado ao cardápio, de pizzarias a barzinhos. Além disso, com o preço da carne como está...

Papelão
Não, ninguém vai passar vergonha. Principalmente se trocar as embalagens de plástico ou isopor do delivery pelo papelão, papel ou outros materiais facilmente recicláveis e que sejam biodegradáveis. Pode custar um pouco mais caro, mas traz também uma cara mais sofisticada para o produto na ponta.

Posicionamento Digital
Mesmo que tenha feito a lição de casa, com uma estratégia definida nas redes para atrair clientes e um bom SEO para aparecer entre os primeiros nos mecanismos de busca, você terá de ir além. Cada vez mais, os consumidores escolherão onde comer segundo seu estilo de vida – e a geração Z (que começa a ter poder de compra) é particularmente sensível a este aspecto. Adaptar e integrar o discurso é fundamental. Boa notícia: isso não exige dinheiro, só gasto de massa cinzenta.

Cardápio Enxuto
Tempo é dinheiro. Dinheiro é o que alguém perde escolhendo pratos sensacionais no seu extenso cardápio - e dinheiro é o que você gasta para manter sua cozinha pronta para servir uma miríade de opções. Além disso, o pensamento binário (de escolhas simples e direcionadas por uma ideia) tem se fortalecido na sociedade. Foque no essencial, dê uma cara ao seu cardápio e facilite a vida do seu cliente, portanto.

Marketplaces
Nas compras, duas pontas estão se valorizando. Por um lado, os consumidores valorizam cada vez mais quem usa itens locais (e de pequenos produtores) no cardápio. Por outro, itens básicos de alto consumo (como óleo, sal, arroz...) agora podem ser comprados em plataformas de marketplace, que reúnem diversos fornecedores em um só website. Planejando e pesquisando, você consegue ganhar nas duas pontas.

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