Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67
“Hoje o empresário e os trabalhadores têm de conviver com um conjunto de normas e regras, que criam dificuldades para o dia a dia, atravancam a produtividade e atrapalham a criação de empregos no país”, afirmou Bruno Dalcolmo, secretário do Ministério do Trabalho

Em painel durante o 33º Congresso Abrasel, Bruno Dalcolmo antecipou uma grande mudança nas regras que normatizam o trabalho no Brasil. Segundo ele, mais de 2 mil atos infralegais foram revistos, modernizados ou eliminados, resultando em 15 instrumentos para regular o tema. O secretário do Ministério do Trabalho participou de um painel com a presença do presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, e do presidente da Abrasel no Espírito Santo, Rodrigo Vervloet.

Segundo Dalcolmo, este é um esforço que vem se desenvolvendo desde que sua equipe fazia parte do Ministério da Economia – a recém-criada pasta do Trabalho agora é comandada pelo ministro Onix Lorenzoni. O anúncio do pacote de simplificação deve ocorrer em breve. “Hoje o empresário e os trabalhadores têm de conviver com um conjunto de normas e regras, que criam dificuldades para o dia a dia, atravancam a produtividade e atrapalham a criação de empregos no país”, afirmou Dalcolmo.

O secretário do Trabalho também comemorou a aprovação, nesta semana, do texto base na Câmara dos Deputados da extensão da MP 1045, que permite as ações do BEm, Benefício Emergencial, como a redução de jornada e a suspensão de contratos. Segundo ele, mais de 12 milhões de empregos foram preservados graças ao programa, em 2020, e 2021.

Bruno Dalcolmo também destacou a importância de outras iniciativas que serão votadas no Congresso, como a criação do o Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore) para contratação de trabalhadores por até dois salários mínimos e redução de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a implantação do o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP), uma bolsa que será paga para a qualificação de informais.

Segundo o secretário, o setor de alimentação fora do lar, junto com trabalhadores e o governo, terá papel decisivo para fazer avançar a retomada dos empregos e a melhora na economia após as turbulências causadas pela crise da Covid-19.

O 33º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Prazeres da Mesa, com parceria do Instituto IDHEIAS e apoio da ESBRE, Escolha Veg, Secretária de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), Galpão Cucina, Rational e Totvs e Três Corações. Patrocínio ouro da Alelo, Ambev, Banco do Brasil,BAT (Souza Cruz), Coca-Cola, Diageo,Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, iFood, Sebrae, Sodexo, Stone, Ticket, patrocínio de prata PMI e patrocínio bronze do Banco do Nordeste, JBS, Mondelez, Reserva 51, Seara e Teknisa. Parceria de Mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

Comentários