Acordo também promove venda direta ao setor de bares e restaurantes

A conexão com a agricultura familiar garante aos restaurantes produtos mais frescos e saudáveis

A Abrasel firmou parceria com o setor de agricultura familiar do Rio Grande do Norte, com objetivo de fomentar a compra direta de alimentos por parte do setor de bares e restaurantes diretamente aos produtores rurais, através da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes). A colaboração entre os setores foi tema do evento “Proseando: debate e degustação de produtos da agricultura familiar”, idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e realizado em outubro, na sede da Cecafes, em Natal.

A iniciativa foi promovida em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Governo Cidadão, Universidade Potiguar (UNP), Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), Sebrae/RN, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e Organização das Cooperativas do Estado do RN (Ocern).

Da esq. para a dir.: governadora Fátima Bezerra, secretário Alexandre Lima, Joseilson Medeiros de Araújo (Ocern),
Fátima Torres (gestora da Cecafes), e o presidente da Abrasel no RN, Artur Fontes

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), o Governo do Estado tem trabalhado para estruturar o fortalecimento do segmento, que responde pela produção de 70% dos alimentos saudáveis no Brasil e no Rio Grande Norte. Além de realizar compras diretas da agricultura familiar, pelo Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), o governo tem fomentado a agricultura familiar visando a abertura de novos mercados. Daí a importância da parceria firmada com a Abrasel. A compra direta beneficia os produtores rurais e garante ao setor de bares e restaurantes produtos de qualidade, frescos e da estação.

Uma pequena demonstração da qualidade e versatilidade dos produtos da agriculta familiar foi o menu degustação servido no evento em Natal, com pratos preparados por alunos do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UnP) com ingredientes produzidos no Rio Grande do Norte. No cardápio, arroz cremoso com queijo, manteiga da terra, nata e camarão; bolinho de feijão verde com manteiga da terra e geleia de manga com pimenta; antepasto de berinjela; quiche com jerimum refogado e queijo do reino; queijo de coalho defumado com abacaxi; chips de banana, macaxeira, batata-doce e medalhões de queijo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, compareceu à degustação e elogiou a iniciativa: “Essa parceria que estamos fazendo com a Abrasel é mais um passo para a realização de um sonho, que é inserir os produtos da agricultura familiar, por seu caráter saudável e sustentável, no mercado e fazer com que eles cheguem às mesas dos nossos bares e restaurantes.”

O presidente da Abrasel, Artur Fontes, mostrou-se otimista com a parceria e apostando no desenvolvimento e no crescimento mútuo. “Agora trabalhamos para que a agricultura possa pautar os restaurantes, mas aposto também que em breve os restaurantes possam pautar a produção dos nossos agricultores com ingredientes específicos que hoje são importados, como os cogumelos.”

A venda direta aos restaurantes traz aos agricultores uma demanda mais constante e incentivo à produção

Já o vice-presidente da Abrasel, Fernando Popó, destacou o diferencial que as compras coletivas de produtos da agricultura familiar representam para a realidade dos bares e restaurantes, para os produtores e para os consumidores. “Além do fator preço e da competitividade, pois eliminamos a figura do atravessador, ainda apostamos na qualidade dos produtos. O sabor chega realçado à mesa do cliente. ”

O secretário de Gestão de Metas Projetos e Relações Institucionais do RN, Fernando Mineiro, também participou do encontro, que classificou como um dos mais importantes acontecimentos voltados para o setor, destacando a parceria entre o Governo do Estado e iniciativa privada, através da Abrasel.

“É uma junção de esforços e de pessoas envolvidas nessa questão que vai gerar muitos frutos; vai mostrar para o setor que consome os produtos, o de bares e restaurantes, a força e a riqueza desses produtos. É o começo de uma parceria onde ganham os agricultores e as agricultoras, ganha o setor privado de bares e restaurantes. A agricultura familiar tem oferta. O que precisa é organizar os cardápios de acordo com a sazonalidade dos produtos. Aí, sim, nós vamos avançar muito”, completa o secretário.

Comentários