Com 78% dos empreendedores prevendo aumento nas vendas, o fim de ano traz otimismo e boas oportunidades para bares e restaurantes
Por Duda Gomes
O final de ano chegou, trazendo um cenário otimista para o setor de alimentação fora do lar. De acordo com uma pesquisa da Abrasel, 78% dos empreendedores entrevistados projetam um aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2023.
A alta expectativa dos proprietários de bares e restaurantes reflete a confiança no aumento do fluxo de clientes durante as festividades de fim de ano. Entre confraternizações de trabalho, reuniões de amigos e almoços familiares, o setor se prepara para receber consumidores em busca do cenário ideal para marcar esses momentos.
Para garantir que seu estabelecimento se destaque e maximize os lucros, a solução passa por estratégias que vão além de promoções e preços baixos, e buscam criar experiências personalizadas entre os consumidores.
Atração do público
É nesse cenário que o proprietário do Bêra Gastronomia, em Belém (PA), Guto Rezende vem desenvolvendo ações para atrair confraternizações para seu espaço.
O empreendedor destaca que, quando se trata de estratégias de marketing, a chave para o sucesso é focar na divulgação da estrutura e capacidade do espaço. Para Guto, as redes sociais atuam como um cartão de visita, tornando o seu restaurante uma opção de destaque nas confraternizações de final de ano.
“Usamos as redes sociais para mostrar o espaço, o conforto e a qualidade do atendimento, sempre direcionando os clientes a entrar em contato conosco para uma experiência personalizada. Acreditamos que enfatizar o que realmente faz nosso restaurante único agrega mais valor ao cliente do que divulgar promoções”, destaca Guto.
Personalização do atendimento
Quando um cliente se interessa em realizar uma confraternização de final de ano em seu espaço, Guto vai além da oferta convencional, criando pacotes exclusivos que são moldados de acordo com o perfil e as necessidades únicas de cada grupo.
O proprietário do Maria Farinha Bar e Restaurante, em Aracaju (SE), João Guilherme Almeida, compartilha uma experiência similar de personalização nas confraternizações. Ele destaca que, em seu restaurante, a chave para atrair grupos é entender as particularidades de cada confraternização e adaptar a oferta de acordo com as preferências e expectativas do público.
João Guilherme dá um exemplo de quando recebeu um grupo que não consumia bebidas alcoólicas para uma confraternização de final de ano. O pacote ofertado foi personalizado para o comportamento de consumo dos clientes.
“Nesse caso, não faria sentido oferecer um drink ou chope dobrado, como costumamos fazer para outros grupos. Cada tipo de público tem suas particularidades. Como aconteceu com esse grupo, que preferiam opções sem álcool, foi importante entender o perfil do cliente para poder oferecer opções que se encaixassem nas suas preferências”, explica João Guilherme.
Em busca da fidelização
As confraternizações de final de ano ainda revelam uma oportunidade para bares e restaurantes: a possibilidade de fidelizar novos clientes. A lógica é clara, muitos consumidores acabam conhecendo bares ou restaurantes a partir da confraternização com amigos, familiares ou empresa.
O efeito? Muitos consumidores tendem a voltar ao estabelecimento. No entanto, as condições para isso são evidentes, é preciso ofertar um serviço de qualidade.
Para João Guilherme, as confraternizações de final de ano são oportunidades ideais para transformar convidados em clientes fiéis e tudo se resume à combinação entre um bom cardápio e um atendimento excelente.
“O empresário precisa entender que as confraternizações são uma oportunidade valiosa, pois muitas vezes, pessoas que nunca se sentiram atraídas pelo seu estabelecimento acabam ali por um motivo específico. Esse momento se torna a chance perfeita para conquistar esse público”, expõe o empreendedor.
Já Guto, utiliza uma estratégia ainda mais próxima do cliente. A partir da reserva da confraternização, é iniciado um processo de aproximação digital com o consumidor.
“Todos os clientes que fazem reservas conosco recebem um tratamento especial nas nossas redes sociais. Pedimos para que eles sigam nossa página e participem ativamente, transformando-os em parte do nosso grupo de "melhores amigos" (grupo criado a partir do Instagram). Temos campanhas exclusivas nessa rede voltadas justamente para esse público, oferecendo vantagens e conteúdos especiais”, conta Rezende.
Essa abordagem mais personalizada é uma forma de estreitar laços com os clientes, transformando a confraternização em uma porta de entrada para futuras visitas.
Impacto na equipe e faturamento
Além do impacto positivo que as confraternizações de final de ano podem gerar no fluxo de clientes e na fidelização, esse período também reflete diretamente na equipe de trabalho e no faturamento do estabelecimento. O aumento na demanda de eventos requer uma preparação tanto no treinamento da equipe quanto na organização interna.
Nesta época do ano, o quadro de funcionários do Bêra Gastronomia aumenta cerca de 10%. Esse comportamento também é observado no Maria Farinha Bar e Restaurante; de acordo com João Guilherme, o atendimento precisa de reforços ao pensar na dinâmica do aumento do público durante as confraternizações.
“Nos preparamos contratando mais pessoas, pois grupos exigem mais atendimento, especialmente quando cada cliente paga sua comanda individualmente. Isso aumenta o tempo de serviço, por isso também reforçamos o estoque de insumos”, conta.
Já quando o assunto é faturamento, o retorno é positivo. De acordo com Guto, o esperado é que tenha um aumento de cerca de 25% nas vendas em seu estabelecimento.
Esse crescimento no faturamento reflete a alta demanda de clientes e o sucesso da estratégia de oferecer experiências personalizadas, que fazem com que os grupos voltem e se tornem consumidores fiéis.
A temporada de festas, portanto, representa uma oportunidade de expansão tanto no atendimento quanto na rentabilidade, impulsionando o estabelecimento para o próximo ano com uma base sólida de novos clientes e um aumento significativo nas vendas.