Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Alessandro Ávila destrincha os fatores mais relevantes para se construir uma empresa capaz de prosperar

Alessandro Ávila comenta fatores de atenção na construção de uma empresa bem-sucedida. Foto: Divulgação

“Mais que ter uma ideia, é preciso validá-la: é importante seguir um plano de negócios e ser resiliente. ” Em sua palestra no 34º Congresso Abrasel, Alessandro Ávila, sócio-fundador e CEO do Grupo Alife Nino, apontou as principais características que devem existir no planejamento e instauração de um negócio.

Ele explica que o empreendimento precisa ter propósito e deve ser capaz de preencher um nicho no mercado. Além disso, definir bem o público-alvo e oferecer um diferencial a ele é fundamental.

Para Alessandro, um quadro de funcionários bem selecionado engloba mais do que hard skills (qualificações técnicas). Por exemplo, ter um gestor eficiente e que saiba lidar com pessoas é mandatório.

O capital humano é um recurso de grande importância quando se trata, inclusive, do crescimento da empresa. Este tipo de projeto requer vários cuidados. Conforme afirma Alessandro, é essencial solidificar a base: para pensar em expandir, é preciso ter estabilidade.

Ele também entra no mérito das conquistas e declara que o conceito de sucesso é relativo. Sugere que, em linhas gerais, um negócio bem-sucedido sobrevive por um período maior que cinco anos, é perene e tem um retorno em capital compatível com o risco.

Ele manifesta que não existe fórmula para o êxito, mas é fácil apontar o que irá levar ao fracasso.

“A diferença entre o sucesso e o fracasso são 20%”. Segundo Alessandro, somar ou extrair esse percentual do faturamento irá afetar consideravelmente a capacidade do empreendimento de vigorar.

sse e outros conteúdos você encontra no site da revista Bares & Restaurantes, com uma cobertura completa do Congresso Abrasel!

O 34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa. Tem o patrocínio ouro de Alelo, Ambev, Banco do Brasil + Ministério da Economia, BAT, Coca-Cola, Diageo, Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, Philip Morris, Rappi, Sebrae 50 anos, Sodexo, Stone e Ticket. Patrocínio bronze de 3M e Raízen. Parceria especial da Caixa. Fomento da Secretaria de Turismo. Apoio do IESB e Fispal. Parceria da Unecs. Parceria de mídia: Bares e Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

Comentários