Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 54

Academia Abrasel empregou 108 jovens em menos de seis meses. Programa de sucesso traz capacitação para trabalho no setor de alimentação fora do lar

Foto: Divulgação

Com grande dificuldade em conseguir mão de obra qualificada, os restaurantes sofrem em montar suas equipes. Para resolver essa situação e promover a entrada dos jovens no mercado de trabalho, a Abrasel no Paraná criou a Academia Abrasel.

O projeto é realizado em parceria com a faculdade Inspirar Gourmet (franquia do Grupo Inspirar) que cede a estrutura para que os jovens assistam as aulas teóricas e façam as aulas práticas. Os alunos têm à sua disposição três cozinhas profissionais completas e professores de alto nível. As aulas são todas presenciais, totalizando 60 horas de capacitação realizadas em 15 dias, simulando os horários dos restaurantes: seis dias por semana, inclusive aos domingos.

Além da parceria com a Inspirar, a Abrasel buscou parceiros para financiar o projeto e conseguiu patrocínios da Fomento Paraná, BRDE. Também conta com o apoio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Fundação da Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba e da Gold Food Service, que cedeu todos os insumos secos para as aulas de cozinha.

“A Abrasel no Paraná tem um foco muito claro: a melhoria do ambiente de negócios em nosso setor. Isso se desdobra em várias ações, como a de sermos porta-voz dos empresários junto aos municípios e ao governo do estado. Também estabelecemos diversas parcerias para melhorar o ambiente de negócios, que sejam efetivas e tragam benefícios para os associados. Tudo isso, sempre, com muito foco na solução de problemas. Hoje a principal dificuldade é encontrar bons profissionais para o setor há um verdadeiro apagão na mão de obra. Por isso montamos a Academia Abrasel, que qualifica e dá o primeiro emprego a jovens que querem trabalhar nos bares e restaurantes. E ela já se mostrou um sucesso absoluto”, afirma o presidente da Abrasel no Paraná, Nelson Goulart Junior.

Os interessados passam por um processo seletivo rigoroso que avalia o perfil dos jovens, se são condizentes ao atendimento do público. Os selecionados ganham bolsa integral, uniformes, alimentação e vales transportes para participarem das aulas.

O projeto iniciou em agosto de 2021, já capacitando e empregando 108 jovens em setores como Cozinha Buffet, Cozinha a la Carte e Atendimento. Em 2022 a primeira turma, de março, tem 18 jovens para o curso de Cozinha a la Carte que, em 20 dias, saem capacitados e empregados.

Os primeiros alunos formados pelo programa elogiam a formação conseguida. “Eu nunca tinha contato com uma cozinha profissional até fazer o curso. E o meu preparo foi excelente. Isso ficou claro quando comecei na cozinha do restaurante Limoeiro, onde consegui colocação.

Pude me situar rapidamente, já sabia a linguagem de uma cozinha, com noção de como as coisas funcionavam na prática. Essa característica do curso de ser voltado para a prática, com muito cuidado aos detalhes, fez com que a minha adaptação ao ritmo de uma cozinha profissional fosse muito rápida”, explica o ex-aluno Gabriel Venâncio.

Presidente da Abrasel no Paraná, Nelson Goulart, com alunos do curso

Outra ex-aluna da Academia Abrasel, Daniele Braga Batista, explica mais sobre o preparo durante o curso: “Eu sempre gostei de cozinhar, mas não tinha nenhuma noção de técnica. Isso foi muito importante durante o curso. É muito intenso e mão na massa, dando não só uma visão geral, mas trazendo também detalhes de preparo, receitas, além de muitas dicas que facilitam a adaptação a uma cozinha profissional”.

Cursos são oportunidade para aproximar alunos das melhores práticas do mercado. Foto: Divulgação

Outra iniciativa da Abrasel Paraná é o Banco de Talentos, que reúne currículos de profissionais interessados em trabalhar no setor, conectando-os com bares e restaurantes. Para acessar o formulário, clique AQUI e acesse o formulário.

O projeto Academia Abrasel será permanente, sempre buscando patrocinadores a exemplo da Fomento Paraná, BRDE, Gold Food Service, Prefeitura de Curitiba, Inspirar Paraná, Governo do Estado e Fãs.

Comentários