Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 54

Em Aracaju, Arrumadíssimo se destaca pela culinária mais intimista

Dallyanne Aparecida, proprietária do Arrumadíssimo, nos bastidores da Rede Globo ao lado de Ana Maria Braga. Encontro ocorreu no ano de 2017, após Dally participar do programa semanal "É de casa".

Em meio à cultura da culinária litorânea do Sergipe, um restaurante vem tendo destaque na capital do estado. Em Aracaju, menor capital nordestina, o restaurante Arrumadíssimo, localizado na zona sul da cidade, têm ganhado relevância com o conceito de culinária afetiva. Criado em meados de 2017, em função de dificuldades financeiras da proprietária, o restaurante delivery busca trazer a memória da comida feita pela avó, entretanto com a adição de temperos
diferenciados.

A proprietária Dalyanne Fonseca, mais conhecida como Dally, é psicóloga por formação, porém encontrou no empreendedorismo uma saída para um momento de desemprego tanto dela, quanto do marido. Dally foi coordenadora de saúde mental em Aracaju até ser exonerada em janeiro de 2017 (após seis meses de salários atrasados), enquanto o marido foi desligado do emprego em dezembro do ano anterior. A solução momentânea foi vender um dos carros e quitar as dívidas com funcionários e com a escola dos filhos gêmeos do casal. “Tento sempre ser otimista. Minha primeira medida no momento foi criar um Mei. À partir desse momento nasceu o projeto do Arrumadíssimo”, revelou ela.

O investimento inicial para o restaurante, após o pagamento das contas, foi de apenas R$ 80,00. Primeiramente, Dally foi “convocada” por amigos para preparar um jantar para eles, que secretamente já pensavam na criação do Arrumadíssimo, tendo muito em mente o talento dela como cozinheira. Com o apoio de amigos, ela conseguiu construir a identidade visual de seu negócio, além da divulgação de seu restaurante já com o nome criado.

Com isso, os R$80,00 que sobraram foram sendo multiplicados à partir do momento em que ela criou o restaurante delivery. O valor inicial foi sendo multiplicado pouco à pouco na medida que os pedidos chegavam para ela. A ideia principal para angariar investimentos foi a de que o cliente que pedisse e pagasse 50% dos pratos com antecedência, ganharia como brinde uma sobremesa.

Com esses adiantamentos, Dally conseguia se manter tendo dinheiro para comprar os ingredientes. A situação só foi se estabilizar meses depois, quando Dally recebeu os valores atrasados de seu trabalho como psicóloga. O valor foi inteiramente revertido na estrutura e no crescimento do Arrumadíssimo. Pouco tempo depois, instruída por amigos, a empreendedora
enviou um de seus pratos para um influencer conhecido de Aracaju (Agamenon Filho, perfil @agabas no Instagram), que acabou fazendo a divulgação do local em suas redes sociais. Este momento acabou sendo um divisor de águas para o Arrumadíssimo, multiplicando instantaneamente o número de pedidos por dia no restaurante.

Reconhecimento

Aracaju, uma cidade de menos de 700 mil habitantes, promove coincidências que grandes metrópoles impedem que aconteça. Dally pagou sua faculdade de Psicologia trabalhando no restaurante dos pais anos antes na zona norte da capital sergipana. Entretanto, pessoas que haviam frequentado o restaurante dos pais dela começaram a comentar sobre a semelhança com a comida do Arrumadíssimo. A situação acabou trazendo mais clientela e repercussão para o restaurante, resultando no interesse de pessoas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em divulgar o estabelecimento.

Essa foi a primeira divulgação do Arrumadíssimo, através de um canal de empreendedorismo do Sebrae no ano de 2018. Com a exposição da primeira entrevista, a Globo Sergipe se interessou por contar a história do restaurante. Ela participou do quadro de culinária no programa Bom Dia Sergipe, transmitido nas manhãs pela Rede Globo local. Meses depois, já no ano de 2020, Dally recebeu o contato da Globo nacional para participar do programa É de casa. Ela contou sua história pessoal e como empresária, cozinhou os pratos do Arrumadíssimo e foi ressaltada no programa como uma representante da mulher empreendedora de sucesso.

A repercussão da comida afetiva do Arrumadíssimo chegou até a classe artística. Prova disso, Ivete Sangalo e Marcelo Falcão, durante turnês na capital sergipana, requisitaram o serviço de delivery do restaurante em seus camarins. Recentemente, ela já foi convidada para dar palestras em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá, justamente para abordar a temática de culinária afetiva, responsável por seu crescimento dentro da capital sergipana.

Crescimento

Dally revela que já foi inúmeras vezes questionada sobre a possibilidade de abrir um espaço físico para o restaurante, porém ela se mantém contra a ideia. Inspirada no filme “Fome de Poder”, que conta a história da franquia McDonalds, ela ressalta que o foco é “levar o Arrumadíssimo com a mesma essência para outros cantos do país”.

Mesmo sem revelar por enquanto em que pé esse projeto está, segundo a proprietária do restauranteesse objetivo já caminha para se tornar realidade em breve. Porém, Dally segue irredutível em abrir um local físico, pensando apenas em criar uma franquia totalmente delivery. “Comércio pequeno, mas robusto”, é como ela resume as ideias de crescimento para
o Arrumadíssimo.

Comentários