Em comemoração aos 520 anos do estado potiguar, praia da Pipa será o ponto de partida do Rally dos Sertões. O evento conta com a participação da Abrasel em Pipa, para fortalecer e celebrar a gastronomia local

Por Anna Carolina Barbosa

Foto: Gustavo Mitilene

Poeira, lama, calor, frio úmido, nas madrugadas, estradas de asfalto e terra, desfiladeiros e planícies. Atravessar as grandes cidades e pequenos vilarejos dos sete de nove estados do Nordeste faz parte de uma das maiores competições automobilísticas do país, o Rally dos Sertões. Entre 11 e 14 agosto as equipes, pilotos, produção do evento e toda a torcida poderão desfrutar das maravilhas do Nordeste.

E para comemorar os 520 anos do estado do Rio Grande do Norte, a largada da 29° edição do evento será na Praia da Pipa. Conhecida por ter uma praia cosmopolita de beleza exuberante com seu amplo santuário ecológico, o distrito de Pipa localizado no município de Tibau do Sul (RN), oferece para os visitantes, grande diversidade gastronômica e uma formidável estrutura turística.

E em 2020, Pipa sofreu muito com a pandemia. Mais da metade de sua economia local é voltada para o turismo, afetando diretamente os seus bares e restaurantes.

E foi no meio da pandemia que nasceu a Abrasel em Pipa, já com 51 associados. A atual presidente da regional Pipa, Adrianne Ciantelli, se viu impelida a tomar uma iniciativa para poder ajudar o setor. “Quando veio a pandemia, os donos de bares e restaurantes ficaram sem saber o que fazer, porque não existia uma associação aqui no município que unisse o nosso setor. E foi quando eu entrei em contato com a Abrasel Seccional RN, e falei da minha vontade de trazer a Abrasel para a praia da Pipa,” explica.

Palco do Rally dos Sertões em 2021, Pipa é conhecida por praias de beleza exuberante/ Foto: Gustavo Mitilene

O início da associação foi marcado pela elaboração de campanhas, em formato de conscientização, já que os eventos na cidade estavam proibidos. “Realizamos várias campanhas de sensibilização quanto a seguir protocolos sanitários, distribuir máscaras, compor barreiras sanitárias. Fizemos isso nas praias, vilas e em bares e restaurantes, alertando sobre a importância dessas normas,” ressalta Adrianne. O evento será o primeiro em que a Abrasel Pipa irá participar. O Rally é um festival nacional com muita visibilidade.

Para a associação é um triunfo que o distrito sedie a largada do evento por possibilitar a retomada do comércio na região e por se tratar de um público bom e seleto. Para o Secretário de Turismo, Lavoisyer Macena, Pipa está pronta para receber o Rally dos sertões.

“O Rally é um desafio para nós, pois estamos vivendo um momento ainda incerto, com abre e fecha do comércio. O evento vai trazer um movimento muito bom para a economia da cidade e Pipa já está com tudo pronto para receber da melhor maneira possível este evento importante do calendário automobilístico nacional, com bons restaurantes, pessoas capacitadas no turismo, rede hoteleira e um visual incrível”, afirma o secretário.

A Abrasel participará da organização do Rally dos Sertões. Será montada uma arena, onde ficarão os carros e as equipes, além de abrigar cafeterias, bares e restaurantes, entrega de gelo e água, entre outros/ Foto: Giuseppe Palozzi- Pixabay License

Comentários