Fabricantes do país despacharam quase 30 bilhões de unidades em 2019 para suas clientes do setor de bebidas
As latas de alumínio ganham cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. No ano passado, o setor registrou crescimento de dois dígitos (13,7%) em relação a 2018 (8,5%). Ao todo, as quatro fabricantes de latinhas instaladas no país venderam 29,6 bilhões de unidades no ano passado. O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, comemora os resultados. “Fatores como o aumento da demanda do consumidor por conveniência e a alteração do perfil do público por produtos mais sustentáveis levaram as fabricantes de bebidas a investir na expansão ou substituição de suas embalagens”.
Como exemplo, ele cita que em 2009 as latas representavam 32% do mercado de cerveja e hoje já representam mais de 50%. “Nesse período de dez anos, os fabricantes brasileiros de latas entenderam as demandas dos consumidores, usaram novas tecnologias de impressão, mostraram que a embalagem é mais leve e pode ser uma opção interativa, além de ser mais fácil de transportar”, relata.
Economia circular
A sustentabilidade é um dos seus principais pilares da lata de alumínio para conquistar o mercado de bebidas. Atualmente, o Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem do mundo, com 97,3%. “O desafio aqui é aumentar o envolvimento do consumidor nessa causa. Acredito que a lata tem uma grande sinergia com a geração que está alcançando o poder de compra. Com esse crescimento potencial, prevejo um mercado em expansão dentro de cinco anos, com uma ampla gama de produtos, mais unidades fabris e o mais importante de tudo, a população o reconhecerá como o pacote mais sustentável do planeta”, observa Cátilo.
*Com informações do Valor Econômico e Engarrafador Moderno