abrasel


Raul Moreira, do Banco Original, fala no Congresso Nacional Abrasel. Foto: Gabriel Melo, aluno de fotografia do IESB

Os participantes do 31º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília que participaram da palestra de Raul Moreira, diretor-executivo de TI e Operações do Banco Original, puderam conferir os destaques de mudanças no mercado de meios de pagamento e o seu impacto no setor de comércio e serviços, especificamente bares e restaurantes.

Para Raul, a próxima onda que iremos viver é a substituição dos cartões de plásticos por meios de pagamento por dispositivos móveis. “Há hoje um ambiente regulatório extremamente favorável e regulamentações vêm sendo preparadas pelo Banco Central”. Com redução de barreiras tecnológicas, cria-se uma maior confiança no futuro da economia, com produtos mais competitivos.

Mudanças já estão em curso e sinalizam um novo momento no sistema bancários brasileiro, entre elas, Raul destaca as novas instituições de pagamento, plataformas digitais, open banking, pagamentos instantâneos, blockchain e inteligência artificial e 5G.

Para o diretor do Banco Original, o open banking aumenta a eficiência do mercado de crédito. O open banking é considerado um compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições necessárias.

Pagamentos instantâneos

O Banco Central já autorizou pagamentos instantâneos que não necessariamente envolvam bancos no Brasil. Segundo Raul Moreira, “a nossa vida vai mudar bastante”. O objetivo é aumentar a eficiência no mercado de pagamentos no Brasil e incentivo à eletronização de pagamentos de varejo.

Acompanhe as redes sociais da Abrasel com a #CongressoAbrasel e fique por dentro de todas as palestras. O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.

Comentários