Dentre os representantes do trade turístico envolvidos na missão, estava a diretora-executiva da Abrasel em Alagoas, Vega Vergetti
Representantes da Prefeitura de Maceió, do trade turístico alagoano, e de instituições ligadas ao setor, como a Abrasel em Alagoas, estiveram em Gramado (RS), para uma missão técnica. O destino é o segundo melhor do Brasil, eleito pela Trip Advisor no ano passado. De caráter estratégico, a ação teve como propósito conhecer produtos e serviços turísticos ofertados na região, que se tornou referência nacional no turismo de lazer e de eventos, bem como a participar do Fórum de Estudos Turísticos, realizado entre os últimos dias 8 e 11.
Coordenada pelo Sebrae/AL, a missão de benchmarking – processo de comparação e adaptação de produtos, serviços e práticas de referência – contou com a participação dos titulares das secretarias municipais de Turismo (Semtur), Jair Galvão, de Economia (Semec), Fellipe Mamede, e do interino da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Tácio Melo.
A programação do grupo contou com agendas em Gramado e Canela, como visitas técnicas a empreendimentos hoteleiros e equipamentos gastronômicos, reuniões com gestores públicos e empresários, além de capacitações sobre temas relevantes do turismo com palestrantes nacionais e internacionais, durante o Fórum de Estudos Turísticos.
Entre os produtos do calendário fixo da região, o principal foco de observação e pesquisa da missão foi o Natal Luz de Gramado, evento que dura 70 dias e é responsável por gerar o maior fluxo de visitantes para a cidade. De acordo com o secretário de Turismo, Jair Galvão, as experiências de produção e gestão do evento devem servir de referência para o Natal dos Folguedos, um dos novos produtos criados pela Prefeitura de Maceió.
“Tivemos a oportunidade de sentar com os produtores do Natal Luz, empresários e gestores públicos, para entender como ocorre a gestão e o envolvimento de todos que contribuem para o sucesso do evento. Essa troca de experiências é fundamental para melhorar o desempenho dos nossos produtos e serviços turísticos. O Natal dos Folguedos tem grande potencial de se transformar em um produto mais robusto e dinâmico, como é hoje o Natal Luz, e motivar as vendas do destino”, revelou.
Outros festivais artísticos e eventos culturais como o Festival de Cinema de Gramado, Festa do Colono, Festival de Publicidade de Gramado, Chocofest e feiras de negócios setoriais são responsáveis pela manutenção de um fluxo turístico permanente na cidade.
Para Vega Vergetti, diretora-executiva da Abrasel em Alagoas, muitas lições serão aproveitadas da visita à Gramado. "A experiência foi muito boa. O secretário de turismo explicou as leis que existem na cidade para fomentar o turismo e precisamos correr atrás disso em Maceió, pois ainda não temos. Foi uma troca de experiência muito valiosa e a condução do Sebrae foi essencial para o bom aproveitamento da nossa visita", conta Vega.
O secretário de Economia, Fellipe Mamede, destacou a importância da missão de benchmarking para o desenvolvimento econômico da capital alagoana. “Oportunidades como estas são essenciais para que possamos aprender novas práticas e as adaptar à realidade dos nossos potenciais turísticos. O turismo já é um dos principais geradores de emprego e renda na cidade e a Prefeitura de Maceió investe em novas possibilidades e produtos que garantem o aquecimento da economia local, como é o caso do Natal dos Folguedos”, destacou.
Além dos gestores municipais, participaram da missão representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Maceió Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SHRBS), Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul (Assert Sul) e da Revista Turismo & Negócios.
* Com informações do Correio dos Municípios