A 4ª edição do concurso O Quilo é Nosso acontece de 20 a 30 de outubro. Interessados devem procurar a Abrasel no seu estado ou região.
O título de “melhor no que faz” pode significar muito para a divulgação de um negócio. Principalmente se for um troféu nacional, com o respaldo de instituições que são referência no setor. Essa é a oportunidade que os restaurantes terão ao participar da 4ª edição do O Quilo é Nosso, concurso que elege, anualmente, o melhor restaurante de comida a quilo no Brasil por meio do voto popular e da avaliação de um júri especializado. Em 2020, o evento tem uma função ainda mais significativa: valorizar o segmento na retomada das atividades e mostrar como os restaurantes estão preparados para atender de forma segura neste modelo de serviço, originalmente brasileiro. Para os estabelecimentos, é também uma excelente oportunidade de atrair novos clientes e divulgar o negócio. As inscrições vão até o dia 6 de outubro, clique aqui e procure a Abrasel mais próxima de você.
O modelo de comida a quilo é uma criação genuinamente brasileira, surgido em Belo Horizonte, na década de 1980 e é hoje a modalidade que impera entre os restaurantes, conforme pesquisa do Sebrae. E foi com objetivo de valorizar esse segmento, que faz parte da vida de milhões de brasileiros diariamente, que a Abrasel lançou o concurso O Quilo é Nosso, em parceria com a revista Prazeres da Mesa, e que conta desde a primeira edição, com patrocínio da Sodexo.
Além de poder ganhar a chancela de melhor do Brasil, os estabelecimentos participantes têm no concurso uma oportunidade de lançar pratos diferentes, criar promoções, divulgar o restaurante, escutar e se relacionar melhor com os clientes, incrementar as vendas e ganhar mídia espontânea nas redes sociais e imprensa de todo País.
Como funciona?
Para participar, as casas têm que criar uma receita especial, que deve ser oferecida ao público durante todo o período do concurso.
1ª ETAPA
A primeira fase do concurso, realizada entre os dias 20 a 30 de outubro deste ano, define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Como validado em 2019, este ano o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. A novidade é que nos critérios avaliados foi incluído um item de extrema importância devido ao atual contexto: "adequação às normas de prevenção à COVID-19", além deste, continuam sendo avaliados pelo ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita, sendo que este último critério tem peso dobrado na nota final. O público registra os votos pelo site do evento. Já o júri técnico fará sua avaliação durante visitas ocultas aos restaurantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa. Os votos populares representam um peso na votação de 40%.
2ª ETAPA
Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da primeira fase.
3ª ETAPA
Hora de definir o grande campeão! Nesta edição, a outra novidade é que a grande final será realizada no Rio de Janeiro. Os vencedores de cada estado seguem para a "cidade maravilhosa", onde vão preparar a receita para uma banca de jurados, escalada pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, chefs e especialistas em gastronomia vão avaliar o prato apresentado. Tudo será transmitido ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.
Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel.
As inscrições se encerram na terça-feira, 06, e os restaurantes interessados em participar devem entrar em contato com a Abrasel no seu estado ou região.
Marcelo Soares, sócio-proprietário do Tia Zarica, restaurante campeão em Minas Gerais em 2018, reforça que os frutos do concurso são colhidos até hoje. “Conseguimos um aumento de 10% no movimento de clientes na casa durante O Quilo é Nosso. Então trabalhamos bastante na divulgação do prêmio para fidelizar esse público, expandir nossa marca e criar valor para os consumidores. Hoje, o nome Tia Zarica é ainda mais conhecido pela cidade, e isso se deve ao concurso da Abrasel”, diz.
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