Para Facundo Guerra, o bar ou restaurante que reabrir no pós-pandemia do mesmo jeito que fechou, não aprendeu nada. Com vários projetos bem-sucedidos, entre eles a Lions Nightclub e o Club Yacht, em São Paulo, no 32º Congresso Abrasel ele conversou com o diretor de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, sobre oportunidades de negócio durante a crise econômica impulsionada pela pandemia do novo coronavírus.
“O que está em jogo hoje é a impossibilidade de estar junto”, diz. Num estado de hibernação social ele reflete sobre os desafios que virão. “Estou preocupado com a recessão que virá. Meu concorrente hoje é a Netflix, o Ifood, o Tinder, não é o restaurante da esquina. Atualmente essas plataformas estão se transformando cada vez mais em ‘lugares’. Antes o Tinder era ótimo, as pessoas davam match e se encontravam depois num bar, para ficar numa coisa mais olho no olho, hoje essa relação acontece em vídeo. Não é necessário mais o bar para esse tipo de contato”.
No cenário pós-pandemia, Facundo destaca o desafio de oferecer aos consumidores experiências que “não dê vontade de relacionar com as pessoas através de uma tela de celular”. Ele explica: “para quem trabalha com lugares de experiência, a digitalização achata essa situação. Ninguém vende só comida ou bebida, você vende interações sociais que giram em torno da comida ou bebida, é um eixo para pessoas se juntarem. Estamos numa situação muito abaixo do ideal”.
Crise e planejamento
Para Facundo, a crise já existia há 2, 3 anos, a pandemia foi apenas a pá de cal. “o setor é muito pouco profissional, tudo é feito meio que ali, na prática, as leis são burocráticas e confusas, a lei trabalhista é horrorosa. Montar um negócio de alimentos e bebidas é uma dificuldade tremenda. Ninguém, por mais planejamento que tenha, estava preparado para ficar cinco, seis meses sem faturar. Quem ficou vivo até agora está no limite das suas forças. Se nem com todas as mesas esses negócios iam bem, imaginem com 40% da capacidade? Pra gente sobreviver na pós-pandemia, termos que ser muito mais detalhistas que antes. Eu dúvido que em 99,9% dos estabelcimentos, há verificação de ficha ténica a cada 15 dias. É uma questão de sobrevivencia nos nosso negocios. É tudo detalhe, mas num efeito cumulativo, é muito dinheiro, é hora de apertar todas as torneiras, agora é hora de cuidar a retaguarda e conservar a energia, não é pra ir pra front. É hora respirar, organizar e recuperar. Mais pra frente, ir pro front e conquistar novos territórios. Um restaurante é muito mais um laboratório científico que um espaço de criação", finaliza.
Programação
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O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense.