“O consumo de cerveja está alto. Janeiro e fevereiro foram ruins, mas março foi forte”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel
O Carnaval fora de época neste feriado prolongado de Tiradentes é esperado como uma boa oportunidade para o setor cervejeiro virar um jogo que começou perdendo em 2022. Por isso, as três maiores fabricantes de cerveja no país intensificaram suas ações de marketing e patrocínio para os desfiles das escolas de samba.
Dados de produção de fevereiro, divulgados na terça-feira pelo IBGE, mostraram que o volume de bebidas alcoólicas no país caiu 16,8% em fevereiro ante mesmo mês de 2021. Em janeiro também já havia recuado, o que acumulou uma queda de 15% quando comparado aos dois primeiros meses do ano passado. Na comparação com 2019, ano pré-pandemia, a queda em fevereiro foi de 13%.
O resultado nos dois primeiros meses do ano, que costumam ser períodos de maiores vendas de cerveja, foi afetado especialmente pelo clima chuvoso, avalia Paulo Petroni, presidente da CervBrasil, associação que representa algumas das fabricantes do setor, incluindo o Grupo Petrópolis.
Os dados de março, no entanto, já devem mostrar uma recuperação. “Produção ficou quase em linha com a expectativa”, afirma Petroni. “Agora, o feriado em si deve dar um gás, pois a temperatura está bastante adequada.”
A percepção de melhora em março é compartilhada por Paulo Solmucci, presidente da Abrasel ,“O consumo de cerveja está alto. Janeiro e fevereiro foram ruins, mas março foi forte”, diz. A bebida, segundo ele, é das poucas “alegrias” do setor de restaurantes, que após os bloqueios da pandemia ficou mais endividado — 38% dos empresários disseram que estão operando com prejuízo — e agora tem de lidar com uma forte inflação de alimentos, índice de correção de aluguéis elevado e custos de energia também maiores.
Solmucci chama a cerveja de alegria justamente pela questão do preço, que subiu menos para o canal de consumo fora do lar do que em supermercados. Enquanto a cerveja para consumo em domicílio acumula um IPCA de 8,69% em 12 meses terminados em março, nos bares e restaurantes esse indicador é de 4,28%. O IPCA geral acumulou alta de 11,30% em 12 meses terminados em março.
Há, no entanto, o entendimento de que o consumo deve ser mais estimulado no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.
Petroni destaca as taxas elevadas de ocupação nas redes hoteleiras paulistanas e cariocas. “Não digo que vai repetir o que seria Carnaval, mas é uma coisa inesperada para abril, que normalmente é o mês da ressaca [quando as fabricantes já diminuíam ritmo de produção e aproveitavam para repensar portfólio].”
O grupo Petrópolis é patrocinador do carnaval carioca. Também fechou acordo para que a Itaipava 100% Malte seja a cerveja oficial de diversos camarotes no Anhembi, o sambódromo de São Paulo, além de manter um camarote próprio. O grupo Heineken está aproveitando a data para promover sua marca Amstel. No Rio e em São Paulo o foco será na Amstel Ultra, cerveja de 72 calorias lançada no fim do ano passado.
No Nordeste, como o produto ainda não está disponível, as ações serão com a Amstel regular, cuja distribuição em todo território nacional começou no segundo semestre de 2021. No Rio, a marca é parceira do Nosso Camarote, Camarote Allegria e Camarote Rio. “Neles contaremos com pontos instagramáveis, mobiliário, bares e abadás temáticos da Amstel Ultra. Enquanto os chopes servidos nos bares da Sapucaí serão da Amstel regular.” Em São Paulo, patrocina as festas de alguns blocos, como o Casa Comigo e Acadêmicos do Baixo Augusta, que neste ano não acontecerão na rua, mas, sim, em locais fechados.
Já a Ambev vai concentrar suas ações nas marcas Brahma e Beats. Com Brahma, a empresa já tinha lançado campanha na TV e nas redes sociais com vídeo da cantora Alcione acompanhada do músico Arlindinho ao som da canção “O Show tem que Continuar”. Neste ano, mantém camarotes na Sapucaí e no Anhembi, além de patrocinar algumas festas na cidade.
Já Beats terá ações de marketing e surpresas em festas patrocinadas em várias cidades do país. No Zé Delivery, aplicativo de entregas ao consumidor, a Ambev vai realizar promoções de hoje até domingo.
Fonte: Valor Investe