Painel, com a participação do presidente da ANR, Cristiano Melles, e do sócio-gestor do Grupo Chalezinho, Ralph Marcellini, foca em dicas para gerir melhor o negócio e superar a crise
“Estar preparado para diversos cenários é a chave para ser eficiente”. A frase de Viviane Martins, CEO da Consultoria Falconi, mostra um princípio da gestão que deveria ser seguido por todos os empreendedores, mas nem sempre é implantado. Pesquisa com empresários conduzida pela Falconi com o apoio da Abrasel mostrou que dos quatro pilares avaliados (financeiro, operação, gestão e cliente) o da gestão é o que neste momento está tendo menos atenção dos estabelecimentos. “Percebemos que o pilar financeiro e o pilar da operação têm tido especial atenção das empresas, e nem poderia ser diferente neste momento. O pilar menos desenvolvido é o da gestão – especialmente o controle de resultados. Isso é um problema sério, medir é fundamental”. Para a CEO da Falconi, muitos abandonam as metas pré-crise e não constroem novas, o que é um erro. “Ter metas é indispensável, mesmo neste momento. A grande maioria está tendo de experimentar novos produtos, novos tipos de serviço, estão mudando o negócio. Medir é fundamental, e ter metas ajustadas também”.
O presidente da ANR, Cristiano Melles, concorda e lembra das dificuldades dos estabelecimentos para a retomada: “Ter as ferramentas de gestão é fundamental. Estamos reinaugurando nossas operações, ninguém irá reabrir como fechou. E estimamos que mais de 20% já não reabrem. Temos de dar ferramentas para que o pequeno possa retomar e voltar a ter uma rentabilidade mínima, Neste ponto crédito também é fundamental, para que as empresas possam sobreviver. Mas é preciso cuidado com o uso deste recurso, tem de ser bem gerido”. Mas ele também traz uma mensagem de esperança: “É uma crise com começo, meio e fim. O setor vai continuar, ele é muito importante como tecido social. Nosso foco é dar instrumentos para a retomada aos empreendedores”.
O sócio-gestor do grupo Chalezinho, Ralph Marcellini, destaca a importância de engajar toda a equipe na gestão do negócio. “Nós temos uma história de preocupação com nossos colaboradores. É importante ser transparente e desdobrar as metas, para que todos se sintam participando da gestão, sejam responsáveis pelos resultados e reconhecidos pelos objetivos alcançados”.
Programação
Continue no site da Abrasel e confira a cobertura completa do 32ª Congresso Abrasel. Você também pode fazer parte da comunidade exclusiva para participantes do evento, basta utilizar a chave de acesso "congressoabrasel2020"
O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense