Consulta aos bares e restaurantes mostra que, para a maioria, crescimento ficou entre 5% e 10% em relação ao mesmo período do ano passado
O Dia das Mães trouxe algum alívio para o caixa dos bares e restaurantes, mas deixou claro que o dinheiro anda curto no bolso dos consumidores. Consulta aos empresários nas principais capitais do país apontou um crescimento de 5% a 10% no faturamento em relação à mesma data no ano passado. Em relação a um domingo comum, o aumento ficou entre 30% e 50%.
"Embora tenhamos observado um crescimento nas vendas em relação ao ano passado, ficamos um pouco aquém das expectativas estabelecidas pelos empresários do setor. Neste ano estamos sentindo que o consumidor tem dosado os gastos, mesmo em datas comemorativas. No entanto, é encorajador ver que, em comparação a um domingo típico, os estabelecimentos apresentaram um desempenho positivo", diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Pesquisa recente da Abrasel mostrou que mais de um quarto dos estabelecimentos ainda trabalha com prejuízo, muito em função de dívidas acumuladas e dificuldades em repassar a inflação para os preços. Maio, com o Dia das Mães, e junho, com o Dia dos Namorados, são datas que tradicionalmente trazem incremento de vendas.
“Agora nosso foco é garantir um bom Dia dos Namorados. Neste ano teremos a celebração numa segunda-feira, o que ajuda a estender o bom resultado do fim de semana e a lotar os bares e restaurantes em um dia atípico, o que é excelente para o setor”, completa Solmucci.