Coordenador do curso de Food Design no Istituto Europeo di Design (IED-SP), falou sobre a importância da jornada dos restaurantes na experiência dos consumidores
O professor Wagner Lucio, coordenador do curso de Food Design no Istituto Europeo di Design (IED-SP), falou sobre a importância da jornada dos restaurantes na experiência dos consumidores em conversa nesta quinta-feira (13) no espaço do app Uber Eats na Fispal Food Service.
"A alimentação tem um poder sensorial muito grande", opinou Wagner, "o que faz com que os consumidores tenham ligação direta com o lado emocional". "A apresentação e o cheiro, por exemplo, são alguns dos mais importantes elementos para decisão de consumo dos alimentos que estão ao nosso alcance."
O coordenador usou um exemplo ligado à tecnologia: o videogame Nintendo Switch foi produzido com revestimento amargo para “repelir” as crianças de engolirem peças do produto. Outro exemplo citado sobre tecnologia e comida, foi a impressora de alimentos, uma das grandes inovações de Food Design, que imprimia chocolate à base de biomassa de banana. “Será esse o futuro dos restaurantes?”, Wagner deixou o questionamento.
Além disso, a funcionalidade dentro do ramo de alimentação é importante para criar experiências. “Aquilo que pode ter sido criado para ser funcional, se não for bem pensado, pode se tornar uma experiência terrível para o cliente”, complementa Wagner. A reflexão do consumidor é feita pelo âmbito sensorial e funcional para então criar opinião a partir do que passaram. As marcas querem ser guardadas nos momentos positivos dos consumidores, e para isso ser alcançado, é preciso realizar uma estratégia intencional e bem pensada.
Os novos hábitos influenciam na alimentação, nos espaços e rituais. Um auxiliar de percepção sobre isso são as plataformas que existem hoje em dia, pois é possível fazer com que clientes voltem, usem, comprem e dêem feedback. “Vamos precisar projetar os hábitos alimentares do presente para serem adaptáveis e adequados para o futuro”, ressaltou Wagner.
Wagner finalizou a conversa explicando como o Uber Eats está ajudando os restaurantes a se posicionarem nas regiões em que atuam a partir da base de dados do app.
O espaço do Uber Eats está na altura da praça de alimentação. Para chegar lá a partir da sala de imprensa, siga direto pelo corredor E.
Sobre o Uber Eats
O Uber Eats conecta usuários, de forma organizada e conveniente, a uma ampla seleção de restaurantes cujos pratos podem ser entregues bem depressa, com a mesma confiabilidade que se espera da Uber. Com o Uber Eats, os restaurantes ainda alcançam novos públicos de forma descomplicada, e os entregadores parceiros ganham mais uma chance de gerar renda. Em fevereiro, o Uber Eats chegou a Macapá, comemorando, assim, a presença em todos os Estados do país, além do Distrito Federal. O Uber Eats é um app separado da Uber, disponível na Play Store e na App Store.