Abrasel aposta em tecnologia para democratizar conhecimento e aumentar a produtividade do setor de alimentação fora do lar
Você já ouviu falar da Bia (do Bradesco), da Lu (do Magazine Luiza) ou da Siri (da Apple)? Essas são algumas robôs que vêm mudando a forma de atendimento
de grandes empresas. Por meio da inteligência artificial, que consiste no desenvolvimento de mecanismos capazes de simular o raciocínio humano, elas
conseguem interagir com os usuários da marca, direcionando- os para caminhos que levam à resolução da demanda apresentada. Isso permite um suporte mais
rápido e amplo, em qualquer hora ou lugar.
Seguindo essa tendência, em breve, empresários e profissionais da alimentação fora do lar também poderão contar com a Ava - a Assistente Virtual da Abrasel, para tirar dúvidas sobre gestão, legislação e mercado, e assim, melhorar a produtividade dos seus negócios.
A Ava foi desenvolvida com uma ferramenta de assistência virtual da IBM, referência na área de tecnologia - o Watson Assistent. Os usuários fazem as
perguntas e, de imediato, ela responde com alguma informação relacionada ao assunto, seja em formato de texto, link ou até mesmo um documento.
"Sabemos que empreender é um desafio importante, que exige foco no cliente e nas especificidades de cada atividade. Queremos contribuir, consolidando
todo conhecimento e inteligência a que temos acesso no contexto da Abrasel e disponibilizar para cada empreendedor", afirma o presidente-executivo da Associação, Paulo Solmucci.
"Nosso objetivo é fazer, de fato, a diferença no dia-a-dia de quem empreende no nosso setor, deixando sua vida mais simples e, acima de tudo, permitindo que ele produza mais com menos", enfatiza. Você pode estar se perguntando: mas no que isso se diferencia das informações já apresentadas pelos sites de busca existentes na internet? Principalmente a confiabilidade.
Toda informação compartilhada pela Ava foi curada ou desenvolvida por um time de especialistas da Abrasel. Na internet, milhares de links aparecem
para os usuários e cabe a eles identificar a procedência. Além disso, as respostas dadas pela assistente virtual da Abrasel foram preparadas para ajudar as pessoas de forma mais completa possível, sempre com foco no setor.
Perguntas como “o que preciso fazer para abrir um restaurante” ou “como funciona o trabalho intermitente”, agora podem ser respondidas com poucos cliques, facilitando o dia-a-dia do negócio. Outro ponto importante, é que a inteligência artificial permite que a Ava aprenda com cada usuário que interage, de maneira rápida e exponencialmente assertiva.
Entenda como funciona
De acordo com Douglas Ribeiro, analista Watson na Kukac, empresa responsável pelo sistema Watson da Ava, a assistente tem três níveis de resposta: o primeiro é a resposta padrão em texto, o segundo é a indicação de um curso sobre o assunto, e o último é a entrega de algum documento, como manuais e leis que possam complementar a explicação. É um processo de treinamento inicial assistido, vamos ensinando a ela como professores mesmo”.
Por isso, o analista reforça que quanto mais as pessoas vão utilizando a Ava, mais inteligente ela fica. “É um processo contínuo e ela está sempre em desenvolvimento. A Bia, do Bradesco, por exemplo, demorou cerca de 3 anos para ser lançada”, conta.
Ficou curioso? Acesse ava.abrasel.com.br e faça a sua pergunta. Quando mais pessoas utilizarem a assistente virtual mais apta ela estará a ajudar o seu negócio a prosperar.