Garantir uma oferta contemporânea e relevante para um negócio lucrativo. É esta, segundo Simone Galante, CEO da Galunion Consultoria para food service, a principal missão que o empresário deve ter ao introduzir um produto no cardápio do seu bar ou restaurante. A executiva se apresentou na tarde desta quarta-feira (14) no 31º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília, ao lado de Tatiana Lanna, gerente de grandes contas e gastronomia na Unilever Food Solutions. Juntas, elas discursaram sobre a necessidade de um balanço entre os produtos atuais e novos desenvolvimentos.
Para Simone, existem atualmente três pilares básicos de atenção para fazer a gestão estratégica do cardápio: saber as necessidades dos consumidores, ter um alinhamento com a estratégia do negócio, e possuir atratividade e lucratividade. “Cada produto do cardápio deve ter claro o seu papel no estabelecimento. É preciso que o gestor saiba como comunicar a novidade. Tudo isso começa conhecendo as necessidades do consumidor alvo”, diz.
Para entender os novos hábitos dos consumidores, a Galunion se inspirou na pesquisa What’s Hot, realizada pela National Restaurantes Association, dos EUA, para fazer as tendências brasileiras. No Top 5 estão o banimento dos plásticos, os produtos livres de ingredientes artificiais, preocupação com sustentabilidade, zero desperdício na concepção do produto, e também zero desperdício nos restaurantes. A pesquisa completa será divulgada em setembro.
Inspirações globais
Tatiana Lanna levou ao público inspirações globais de mercado mais maduros, como os EUA e Europa. Ela separou os casos em quatro tendências: pratos e locais instagramáveis; Vegan is cool (com destaque para carnes com origem não-animal e demanda por pratos que levam legumes como produto principal; brave new world (oferta de outros mercados gastronômicos), cool season (com destaque para comidas afetivas trabalhadas de uma maneira inovadora).
Acompanhe as redes sociais da Abrasel com a #CongressoAbrasel e fique por dentro de todas as palestras. O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.