Gustavo Lima, CEO da Risposta, e Santiago Edo, CEO da Harmo, explicaram sobre a importância do cuidado com a jornada do cliente dentro do restaurantes e também nas redes
Preço não é o principal motivo de reclamação nos bares e restaurantes do Brasil. Após analisar mais de um milhão de feedbacks de clientes em estabelecimentos de todo o país, a empresa Risposta identificou que o serviço e a qualidade da comida importam muito mais. Esta é uma das conclusões apresentadas por Gustavo Lima, CEO da empresa especialista em gestão de experiência através de dados, durante painel no Congresso Abrasel.
“Digitalizar é importante, mas é preciso colocar a experiência do cliente na frente. E então, sim, usar os dados de modo inteligente para melhorar esta experiência o tempo todo”, diz Lima. “É importante saber como tomar decisões. A intuição do proprietário é muito importante, mas ele precisa entender que há muitos fatores que podem influenciar essas escolhas e levar a caminhos errados, prejudicando o negócio”, completa.
Para Santiago Edo, da empresa Harmo, especialista em monitorar as avaliações dos clientes nas redes, os feedbacks que chegam das mais diversas fontes são vitais para o planejamento das ações. “O restaurante precisa aprender a filtrar o que se fala dele, de modo a ter uma melhor gestão da experiência”. E é importantíssimo também saber construir reputação nas redes. “A reputação é um ponto-chave para ter um bom faturamento, porque isso é cada vez mais levado em conta na escolha dos consumidores. Também é preciso saber ser encontrado. E tudo isso não é um bicho de sete cabeças, pode ser feito com ações e ferramentas simples”, completa o CEO da Harmo.
Programação
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O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense.